Orgânicos

O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas. Isso significa que o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local. Não são utilizados agrotóxicos, adubos químicos nem sementes transgênicas.
 
Certifica Minas Orgânicos

O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas. Isso significa dizer que o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local.

 
O Programa

Na produção orgânica não é utilizado agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. Além disso, são observadas as leis trabalhistas e adotadas apenas técnicas permitidas por lei.

 
Certificação

A certificação é uma das formas de garantir a qualidade orgânica de um produto. O interessado em certificar sua produção orgânica precisa seguir as etapas mencionadas abaixo.

 
 

Etapa 01 - Conhecer o processo de certificação

Antes de aderir ao programa de Certificação é importante que o interessado conheça as normas que regem a produção e a certificação de produtos orgânicos.

 

 Regulamentos

 

Etapa 02 - Solicitar a Certificação

Para solicitar o ingresso no programa de Certificação é necessário preencher o Requerimento orgânico anexar toda a documentação exigida no formulário e enviar para o escritório sede do IMA.

 

 Requerimento

 

Etapa 03 - Análise da solicitação e acompanhamento

Os documentos analisados avaliam se o estabelecimento tem condições de atender aos requisitos iniciais do processo de certificação.

 

Caso haja viabilidade, o interessado receberá o modelo de contrato. Estando de acordo, deve assiná-lo, devolver à Gerência de Certificação e efetuar os pagamentos das taxas de registro e de auditoria conforme procedimento de Cobrança de Preços e Taxas para Certificação de Conformidade.

 

 Taxas para Certificação

 

 

Etapa 04 - Auditoria de conformidade

Durante as auditorias são checados os procedimentos de todas as fases de produção, entre eles: matéria prima, área de cultivo,tratos culturais, armazenamento, instalações, higiene e outros.

 

O produtor deve apresentar registro dos produtos comercializados.

 

Caso o IMA julgue necessário fará coleta de produto para análise laboratorial conforme procedimento para Coleta de Amostras e formulário Termo de Coleta de Amostras.

 

 Checklist - Origem Animal

 

 Checklist - Origem Vegetal

 

Etapa 05 - Tratamento de Não Conformidades

Caso sejam encontradas não conformidades, o estabelecimento deve desenvolver um plano corretivo ou preventivo que será avaliado pelo IMA.

Etapa 06 - Concessão de Certificados e Selos

Estando em conformidade ou sendo aprovados os procedimentos corretivos, o IMA emite o Certificado de Conformidade e autoriza a impresssão dos selos.

 

Caso desejar, o produtor pode solicitar também o selo da certificadora conforme procedimento - Uso de licenças certificados e marcas de conformidade.

 

Mais informações sobre o uso do selo.

 

 

Etapa 07 - Manutenção da Certificação

A Certificação é mantida caso se conservem os métodos e as práticas exigidas que são observdas nas auditorias de manutenção realizadas anualmente pelo IMA.

 

Etapa 08 - Avaliação do Serviço

Por fim, o interessado recebe a avaliação de satisfação do cliente que analisa o grau de satisfação sobre os serviços prestados pelo IMA.