Queijos Artesanais

O queijo artesanal é um produto reconhecido como parte cultural dos mineiros. 
 
Certifica Queijo Minas Artesanal

Os produtores mineiros buscam alternativas para valorizar o queijo minas artesanal. Uma delas é o Programa Certifica Queijo Minas Artesanal, instituído pelo Governo de Minas que favorece cada vez mais a conquista do mercado nacional e internacional.

 
O Programa

O IMA audita todas as etapas do processo de produção do queijo minas artesanal, que deve atender os procedimentos de boas práticas de fabricação, adequação social e responsabilidade ambiental.

 
Certificação

O programa Certifica Queijo Minas Artesanal é de adesão voluntária e o interessado em certificar sua produção e propriedade precisa seguir as etapas descritas abaixo.

 
 

Etapa 01 - Legislação

Antes de aderir ao programa é importante que o produtor conheça a legislação vigente.

 

 Legislação Vigente

 

Etapa 02 - Solicite a Certificação

Para solicitar o ingresso no programa de Certificação é necessário: preencher o requerimento de certificação, anexar a documentação exigida no requerimento e enviar para o IMA.

 

 Requerimento

 

Etapa 03 - Análise da Documentação e Contrato

A Gerência de certificação analisa a documentação recebida e verifica a viabilidade de atendimento.

 

Caso haja viabilidade, o interessado receberá o modelo de contrato, as taxas aplicáveis e uma proposta de serviço/plano de auditoria, informando a data, duração, componentes da equipe auditora e metodologia da auditoria. Estando de acordo, deve pagar as taxas, assinar ambos os documentos e devolvê-los à Gerência de Certificação.

 

Etapa 04 - Auditorias

Na auditoria o IMA verifica in loco o cumprimento das normas da certificação pelo produtor. São realizadas verificações visuais, no campo e nas instalações, entrevistas e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações) de modo a cobrir todas as etapas do processo produtivo.

 

 Taxas de Auditoria

 

 Checklist

 

Etapa 05 - Tratamento de Não Conformidades

Caso sejam encontradas não conformidades o produtor deverá realizar ações corretivas, no prazo estabelecido e enviá-las ao IMA.

Etapa 06 - Análise da Documentação e Contrato

Não existindo inconformidades ou sendo aprovadas as ações corretivas, o IMA autoriza a impressão do certificado e dos selos de identificação da conformidade. O produtor deve solicitar a quantidade de selos que deseja confeccionar, através do formulário de autorização para uso de selo de identificação da conformidade.

 

 

Etapa 07 - Manutenção da Certificação

A Certificação é mantida caso se conservem os métodos e as práticas exigidas que são observadas nas auditorias de manutenção. As auditorias buscam garantir tanto a qualidade dos produtos quanto a credibilidade do processo de certificação.