Café

O café, principal produto da pauta de exportações do agronegócio, representa 47 % do valor total exportado pelo segmento. Minas é o maior produtor de café do mundo e 55% da produção nacional é de nossas lavouras.
 
Certifica Minas Café

O Certifica Minas Café é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade, melhor qualidade do grão e da remuneração.

 
O Programa

A certificação oferece real possibilidade de ocupar novos mercados, inclusive o internacional, principalmente pela observância e adesão aos aspectos relacionados à produção sustentável.

 
Certificação

O programa Certifica Minas Café transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos, como mostrado abaixo.

 
 

Etapa 01 - Conhecer o processo de certificação

Antes de requerer sua participação Certifica Minas Café o produtor deve conhecer as normas para certificação.

 

 Normas para Certificação

 

Etapa 02 - Análise da solicitação e acompanhamento

Após o receber o requerimento preenchido, a Emater-MG analisa a viabilidade de atendimento e acompanha o processo de adequação e implementação das normas exigidas pela certificação. Em seguida seleciona as propriedades aprovadas para a auditoria de conformidade e envia ao IMA os respectivos requerimentos de certificação.

 

 

Etapa 03 - Auditoria de conformidade

Após receber as propriedades interessadas na certificação, o IMA avalia os requerimentos de certificação e, havendo viabilidade de atendimento, envia as Taxas de Auditoria e o Contrato de Certificação Café, e em seguida realiza a auditoria de conformidade.

 

 Taxas de Auditoria

Etapa 04 - Tratamento de Não Conformidades

Para serem aprovadas na auditoria de conformidade, as propriedades devem cumprir um percentual de 80% do total de itens na norma de certificação, além de cumprir todos os itens obrigatórios. Do contrário deverá ser dado tratamento às não conformidades.

Etapa 05 - Concessão de Certificados e Selos

As propriedades aprovadas na auditoria de conformidade receberão o certificado e a autorização para uso de selos de certificação.

 

Etapa 06 - Manutenção da Certificação

A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação das propriedades cafeeiras nas auditorias de confomidade anuais.