Leite

Minas Gerais é o maior produtor nacional de leite, com uma produção anual de, aproximadamente, 9 bilhões de litros. Isso representa 26% da produção brasileira.
 
Certifica Minas Leite

O Certifica Minas Leite é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade e da melhor qualidade do leite.

 
O Programa

A certificação oferece real possibilidade de ocupar novos mercados, inclusive o internacional, principalmente pela observância e adesão aos aspectos relacionados à produção sustentável.

 
Certificação

O programa Certifica Minas Leite transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos, como mostrado abaixo.

 
 

Etapa 01 - Conhecer o processo de certificação

O produtor deve conhecer as normas, critérios de cumprimento e procedimentos que regem o processo de certificação do Programa Certifica Minas Leite.

 

Após conhecer asnormas e procedimentos do processo de certificação e havendo o interesse em aderir ao Programa Certifica Minas Leite, o produtor, de forma autônoma ou sob orientação e acompanhamento de consultores externos (técnicos da Emater MG ou da iniciativa privada) deverá adequar o seu sistema de produção e a sua propriedade para atendimento às normas estabelecidas.

 

 Normas para Certificação

 

Etapa 02 - Análise da solicitação e acompanhamento

Num prazo de 30 dias, a Gerência de Certificação do IMA fará a análise e a avaliação dos documentos enviados pelo produtor. Caso haja viabilidade, o interessado receberá o Contrato e taxa de auditoria. Estando de acordo, deve assiná-lo, devolver à Gerência de Certificação juntamente com o comprovante de pagamento da taxa. Em seguida o IMA enviará a proposta de serviço com as informações sobre a auditoria a ser realizada (data, duração, componentes da equipe auditora etc.).

 

Etapa 03 - Auditoria de conformidade

Na auditoria de conformidade o auditor do IMA irá constatar in loco o cumprimento das normas de certificação pelo produtor. Serão realizadas visitas técnicas na propriedade para observação visual, entrevistas e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações etc.) referentes a todas as etapas do processo produtivo na propriedade.

 

 Taxas de Auditoria

 

Etapa 04 - Tratamento de Não Conformidades

Para serem aprovadas na auditoria de conformidade, as propriedades devem cumprir todos os itens obrigatórios e um somatório de 80% do total de itens das normas de certificação. Caso não atinja o valor mínimo, o produtor deverá dar tratamento às não conformidades e efetuar as adequações necessárias ao cumprimento das normas e informar ao IMA por meio de documentação específica.

Etapa 05 - Concessão de Certificados e Selos

A propriedade aprovada na auditoria receberá o Certificado e a Autorização para o uso do Selo de conformidade.

 

Etapa 06 - Manutenção da Certificação

A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação nas auditorias de conformidade que serão realizadas anualmente.