Inova Norte discute Integração Lavoura, Pecuária, Floresta

Conteúdo Principal

Inova Norte discute Integração Lavoura, Pecuária, Floresta

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento será transmitido ao vivo pelo Youtube da Epamig
Publicado em:

A Epamig, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realiza na próxima quinta-feira, 29 de abril, a segunda edição do Inova Norte, evento on-line que discute soluções para a agropecuária no Semiárido Mineiro. Desta vez, o tema será "Integração, Lavoura, Pecuária, Floresta – ILPF: Transferência de Tecnologias no Vale do Jequitinhonha".

O bate papo, que começa às 19h, com transmissão pelo Canal Oficial da empresa no Youtube, será conduzido pela pesquisadora Karina Toledo, coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologias da Epamig Centro Oeste. Os debatedores serão Maria Celuta Viana, pesquisadora com grande experiência e atuação nas áreas de forragem, produção, pasto irrigado, ILP e ILPF; a chefe-geral da Epamig Norte, Leidy Rufino, pesquisadora em forragicultura e pastagens; e o professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG), em Montes Claros, Carlos Juliano Brant de Albuquerque.

A ação integra o projeto “Validação e transferência de tecnologias de baixa emissão de carbono para as condições edafoclimáticas da região do Vale do Jequitinhonha e Central de Minas Gerais”, financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Inova Norte é direcionado para produtores rurais e estudantes, que poderão participar do debate por meio de interações pelo chat. Não há necessidade de inscrições prévias. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail epamignorte@epamig.br ou telefone (38) 3834-1760.

ILPF

O sistema de Integração Lavoura, Pecuária, Floresta consiste no consórcio de árvores, culturas agrícolas anuais e pastagens, com a inclusão de animais pastejando entre ou abaixo das árvores, a partir do primeiro ou do segundo ano. É também uma alternativa para a recuperação de áreas degradadas e de renda para o produtor, ao diversificar o uso do solo e o sistema produtivo, com a obtenção de grãos, madeira, carne e leite na mesma área.

Essa modalidade tem sido apontada como modelo de exploração sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social. Neste Sistema, o produtor forma o pasto após a colheita da lavoura, o que garante a oferta de alimento para os animais, no período de entressafra de forragem, e ainda obtém uma renda futura com a madeira e a venda da produção de grãos ou forragem.

A Epamig possui publicações gratuitas sobre o tema disponíveis para download. Confira a Cartilha ILPF e o Informe Agropecuário 257.

 

Ascom/Epamig

Foto: Divulgação/Epamig

 

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook

Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas

Compartilhe via: