Emater-MG trabalha para dar mais visibilidade ao serviço de extensão rural

Emater-MG trabalha para dar mais visibilidade ao serviço de extensão rural

Empresa colocou placas em unidades de referência na região de Guanhães

O trabalho de extensão rural vem há mais de 70 anos, melhorando a vida dos produtores mineiros. Só em 2021, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atendeu mais de 330 mil produtores, em 804 municípios mineiros. Mas ainda há muito desconhecimento sobre a forte atuação do serviço de extensão rural no estado. Para dar mais visibilidade à ação extensionista, a equipe da Unidade Regional da Emater-MG de Guanhães (Uregi) decidiu colocar placas de identificação dos trabalhos de campo em unidades de referência da região. Atualmente, existem 115 placas espalhadas em propriedades rurais de 20 municípios atendidos pela Uregi.

A proposta de elaboração das placas, com os dizeres “Aqui tem assistência técnica da Emater-MG”, foi apresentada pelo coordenador técnico regional da empresa, Júlio César Merlim Gomes, em 2019, aos coordenadores regionais da época, Marcondes Coelho de Carvalho e José da Paz Andrade Câmara, que logo se entusiasmaram com o projeto.

Júlio conta que a ideia foi inspirada em ações de empresas privadas, que costumam instalar placas nas propriedades que utilizam seus produtos nas atividades agropecuárias, tornando público aos vizinhos e moradores da região, que os produtos da empresa estão sendo usados ali. “A gente tinha várias unidades de referência (propriedades que podem servir de modelo para outras em determinada atividade) na região e ninguém sabia que era um trabalho feito com a orientação dos profissionais da Emater-MG. Então a gente decidiu colocar a placa para dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pela empresa. E a resposta foi muito boa, tanto dos produtores como da sociedade em geral”, conta Júlio.

Unidade referência

As placas são instaladas apenas em propriedades, onde a ação do extensionista é referência técnica no tema abordado (agroindústria, sistema agrossilvipastoril, produção agroecológica, etc). A escolha do tema a ser divulgado na placa de identificação é realizada pelos extensionistas agropecuários e de bem-estar social, de acordo com a demanda de cada escritório local. “Muitos produtores acompanhados pela Emater-MG passaram a pedir aos extensionistas a instalação das placas em sua propriedade, argumentando que também são atendidos pela empresa. Essa reação demonstra não só a boa aceitação das placas como o orgulho deles de ter a presença da Emater-MG, acompanhando suas atividades produtivas”, argumenta Júlio.

Para a confecção das placas, a equipe local reaproveitou antigas placas existentes na sede da Emater-MG, que foram substituídas devido a alteração da logomarca e a mudança nos dizeres da visão da empresa. Com o reaproveitamento do material, coube a equipe apenas conseguir os recursos de plotagem das placas, que foram obtidos junto a empresas e cooperativas parceiras, cujas marcas são figuram nas placas.

Reconhecimento da sociedade

Com a pandemia da Covid 19, período em que os extensionistas se encontravam em regime de teletrabalho, observou-se a necessidade de intensificar a divulgação dos trabalhos da Emater-MG, buscando o reconhecimento por parte da sociedade e ao mesmo tempo manter os convênios da empresa com as prefeituras municipais da região de Guanhães. “A empresa tem que ser essencial para os municípios conveniados. A sociedade tem que saber o que a Emater-MG está fazendo e, com as placas, as pessoas passam na estrada e imediatamente identificam o trabalho feito”, ressalta o coordenador.

Com a instalação das placas, diz Júlio, a sociedade passou a perceber mais a presença da Emater-MG no campo, o que contribuiu para uma maior valorização da ação extensionista. Já os produtores tiveram mais visibilidade dos trabalhos desenvolvidos em suas propriedades, apostando ainda mais na melhoria na produção com sustentabilidade.

Flávia Freitas - Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação Emater-MG

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.