Emater-MG marca presença na Semana da Gastronomia

Conteúdo Principal

Emater-MG marca presença na Semana da Gastronomia

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Pela 2ª vez, empresa organiza a Feira da Agricultura Familiar em Belo Horizonte
Publicado em:

BELO HORIZONTE (22/6/2018) - Entre os dias 6 de junho e 1º de julho acontece em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais a Semana da Gastronomia Mineira. Um dos destaques da iniciativa, que visa valorizar e divulgar a tradição culinária do estado, é a Feira da Agricultura Familiar. O evento acontece no dia 26 de junho, das 9h às 20h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO), que fica na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A feira é organizada pela Emater-MG. Serão 27 barracas com produtos processados e in natura, além de artesanato. Eles virão dos municípios de Congonhas, Divinópolis, Betim, Mário Campos, Itaguara, Sabará, Ritápolis, São João del-Rei, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nepomuceno, Itapecerica, Campestre, Itabirito, Betim, Belo Vale, Montes Claros e Ouro Preto.

A feira vai oferecer ao público uma grande variedade de alimentos como: quitandas, doces, geleias, hortaliças e frutas agroecológicas. De acordo com a coordenadora de Bem-estar Social da Emater-MG, Eugênia Mara Dias Gonçalves, a cada ano busca-se mostrar a diversidade dos produtos e a criatividade dos produtores e produtoras. “Este ano estamos trazendo carnes defumadas e pré-cozidas, geleias de rosas, cerveja artesanal de coquinho azedo, cocada e farinhas com sabores surpreendentes. Tudo delicioso e com visto do órgão sanitário competente”, diz.

Segundo a coordenadora, “a feira, tradicionalmente, é um local de encontro, descoberta de sabores e realização de bons negócios. O consumidor fica sempre surpreso com a qualidade dos produtos apresentados”.

Mais feira

No dia 23 de junho será realizada em Jaboticatubas, região Central, a Feira Raízes do Campo. A iniciativa é da Associação Amanu - Educação, Ecologia e Solidariedade, prefeitura e Instituto Eduardo Frieiro. A programação dessa feira reúne cozinha show, apresentações artísticas e palestras. Coordenadores técnicos da Emater-MG ministrarão palestras sobre agroecologia, biofertilizantes e compostagem, caldas alternativas para o controle de insetos e doenças em plantas. A Feira Raízes do Campo acontece a partir das 8h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro.

“A Emater vai participar, como vem participando desse evento gastronômico, tentando aproximar cada vez mais os agricultores familiares e sua produção dos cozinheiros dos proprietários de restaurantes. Uma das ações é a que vai acontecer em Jaboticatubas. Que é uma feira agroecológica, com palestras e uma série de outras atividades, com produtos orgânicos”, explica o chef, Eduardo Avelar, assessor técnico da empresa de extensão rural.

Semana da Gastronomia Mineira

Em 2012, o Governo de Minas Gerais, instituiu o Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira. O Instituto Eduardo Frieiro e parceiros organizaram uma intensa programação para celebrar a data.

O evento envolve oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades. A programação acontece em diversos espaços da capital mineira como a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e no Mercado Central.

O objetivo do evento é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade. O dia 5 foi escolhido em homenagem ao escritor mineiro Eduardo Frieiro, que lançou, na década de 60, o primeiro livro de gastronomia, chamado “Feijão, Angu e Couve”. A obra trata, entre outros temas, sobre a forma de comer do mineiro. Frieiro também foi membro da Academia Mineira de Letras e fundador da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

A programação completa pode ser conferida no site www.institutoeduardofrieiro.com.br

Serviço:
Feira da Agricultura Familiar
Data: 26 de junho
Horário: 9h às 20h
Local: Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (EDJAO) - Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, nº 30 - Bairro Santo Agostinho – Belo Horizonte

Compartilhe via: