Mudas de Umbu são comercializadas pela Epamig Norte

Conteúdo Principal

Mudas de Umbu são comercializadas pela Epamig Norte

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O umbu é uma fruta típica do cerrado muito utilizada na confecção de doces e sucos, e também apreciada in natura
Publicado em:

NOVA PORTEIRINHA (07/11/2018) - O Campo Experimental de Gorutuba da Epamig em Nova Porteirinha (Norte de Minas) disponibiliza 3.500 mudas de umbuzeiro para a comercialização. O umbu é uma fruta típica do cerrado muito utilizada na confecção de doces e sucos, e também apreciada in natura.

De acordo com o gerente do Campo Experimental, Emídio Batista, o umbuzeiro é uma planta de fácil manejo, que pode alcançar até 4 metros de altura. Para o cultivo, o umbuzeiro acumula água em sua raiz, o que torna a irrigação dispensável após um ano de crescimento. É aconselhável que sua adubação de fundação seja feita com material orgânico e fósforo, além da eliminação da plantação do porta-enxerto.

Segundo a produtora rural Norma Nogueira, o umbu é importante para a alimentação e renda da família. “Anos atrás, era necessário caminhar cerca de mil metros para conseguir uma fruta de umbu para se fazer sucos e doces. Então meu pai resolveu plantar algumas mudas na própria fazenda, e graças a Deus, já têm cinco anos que estamos colhendo o nosso próprio umbu”, conta.

O ciclo de produção do umbuzeiro começa com o crescimento da muda com folhas, ao atingir certa idade, as folhas começam a cair, e os galhos ganham uma aparência seca. Emídio afirma que esse é um processo natural da planta, mas muitas pessoas acabam desistindo da plantação, pois pensam que ela está morta. Depois de quatro anos, flores e frutos começam a aparecer, logo após as folhas. Depois de colhidos os frutos, a planta perde suas folhas novamente, dando continuidade ao processo.

Serviços:
Venda de mudas de umbuzeiro

Quanto: R$20,00 (a muda)
Onde: Campo Experimental Gorutuba
Rod. MG 122, km 155 – Zona Rural – Nova Porteirinha – MG Telefone: (38) 3834-1760
Horário de funcionamento da unidade: 08h às 17h

Compartilhe via: