Epamig instala Unidade Demonstrativa em Ipanema

Epamig instala Unidade Demonstrativa em Ipanema

Unidade irá disponibilizar para produtores os resultados já alcançados em pesquisas além de adaptações para as condições da região

IPANEMA (18/12/2018) - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Geras (Epamig), inaugurou nesta segunda-feira, 17, Unidade Demonstrativa de tecnologias da Epamig no município de Ipanema.

A parceria envolve a Prefeitura Municipal de Ipanema, Sindicatos de Produtores Rurais, Laticínio Dois Irmãos, Sicoob, Coocafé e Casa do Fazendeiro, contando ainda com parceria institucional da Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Consórcio Pesquisa Café.

A unidade, instalada em uma área pertencente à Prefeitura de Ipanema, abrange as culturas de café conilon, olerícolas, feijão e forrageiras para alimentação animal. Além dessas, também foi instalada na unidade uma horta circular agroecológica. O atendimento às demandas será feito por meio de Dias de Campo, encontros técnicos, cursos e prestação de assistência técnica e extensão rural.

De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a unidade terá a missão de difundir as principais tecnologias existentes da Epamig e de parceiros do sistema operacional da agricultura para o setor agropecuário mineiro. “A unidade é uma experiência que estamos propondo, e esperamos que dentro do contexto atual, seja um modelo bem sucedido que viabilize entregar mais tecnologias para o setor com um menor custo, além de poder abranger mais regiões do Estado e mais produtores”, enfatiza.

A unidade é a continuação de um projeto de instalação de Unidades Demonstrativas da Epamig que se iniciou com a primeira unidade em Teófilo Otoni, em abril deste ano. Na inauguração, o diretor de operações técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, junto dos pesquisadores Polyanna Oliveira e Marcelo Ribeiro, fizeram breve apresentação sobre as culturas e como elas serão trabalhadas.

O momento solene contou com a presença de representantes de todos as estapas do projeto. “Agradecemos a atenção da Epamig com o nosso município e nossa região. Serão várias as iniciativas desenvolvidas por meio desta Unidade Demonstrativa que vão nos ajudar a dar as oportunidades que os produtores precisam para se manter no campo”, ressaltou o prefeito de Ipanema, Walter Paulo de Oliveira. Os representantes do IMA, Raul Fonseca, e Emater-MG, Rômulo Matozinho, reforçaram o apoio institucional por meio dos escritórios e unidades locais de ambas as instituições. O gerente do Banco do Brasil de Ipanema, Ricardo Faria, também reforçou apoio e a disponibilidade de oportunidades e crédito para os produtores rurais.

A unidade já está em operação e a programação técnica, com cursos e ações de difusão e transferência de tecnologias, será proposta pelo conselho gestor com participação da comunidade e divulgada na região.