Trabalho reconhecido

Conteúdo Principal

Trabalho reconhecido

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Emater-MG é homenageada pela ABCZ durante a Expozebu
Publicado em:

BELO HORIZONTE (2/5/2019) – A atuação e dedicação da Emater-MG no desenvolvimento da agropecuária mineira foram reconhecidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A empresa foi homenageada com a entrega da moção “Reconhecimento ABCZ 100 anos”, em cerimônia especial durante a 85º Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A solenidade aconteceu na última terça-feira, 30/4, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, quando também foram homenageadas outras instituições. "Em 2019, a ABCZ completa seu primeiro centenário com a alegria e com o orgulho de estar cumprindo sua missão de contribuir para o melhoramento genético dos zebuínos, para o avanço do país e para o crescimento da cidade que abriga nossa sede. Ao mesmo tempo, completamos nossos 100 anos com o sentimento de gratidão pelos parceiros que nos ajudaram nestas conquistas", afirmou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges

O presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, recebeu a homenagem em nome da empresa e também destacou a parceria entre as duas instituições. "É uma imensa honra ter esse reconhecimento por parte da ABCZ, que é uma parceira histórica da extensão rural. A homenagem é uma valorização do extensionista rural, que atua para promoção do desenvolvimento do campo. O gesto também reforça essa parceria, tão importante para o crescimento do setor agropecuário mineiro", diz o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

Um exemplo dessa parceria bem-sucedida entre a Emater-MG e a ABCZ é o Pró-Genética, que tem como objetivo promover o aprimoramento do rebanho bovino de Minas Gerais e, consequentemente, o fortalecimento das cadeias produtivas da carne bovina e do leite.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com ABCZ e o apoio de associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. Por meio do Pró-Genética são realizados feiras ou leilões de touros e matrizes. Produtores interessados em adquirir animais geneticamente superiores comparecem nestes eventos e negociam diretamente com os criadores/vendedores.

De acordo com Seapa, entre 2003 e 2018 foram realizados cerca de 500 eventos entre feiras e leilões. Segundo a secretaria, mais de 14 mil produtores melhoraram seu rebanho por meio de animais adquiridos por meio do Pró-Genética. Só em 2018, o valor total movimentado nas feiras e leilões foi de R$ 11,9 milhões.

Compartilhe via: