Governo de Minas entrega obras do Programa de Revitalização do rio São Francisco

No valor de R$ 271 mil, ações vão beneficiar os municípios de Córrego Danta, Tapiraí e Lagoa Dourada

BELO HORIZONTE (30/05/2019) – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entrega, na próxima semana, as obras do Programa de Revitalização de Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco realizadas em três municípios da região Central do estado – Córrego Danta, Tapiraí e Lagoa Dourada. No valor de R$ 271 mil, ações vão beneficiar diretamente 56 famílias nos três municípios.

O trabalho é resultado da parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e com a Emater-MG. Foram construídas 780 bacias de captação de água de enxurradas, além de 28 km de terraceamento. “Estas intervenções promovem a infiltração de água no solo com a consequente melhoria na qualidade e quantidade da água nas sub-bacias, contribuindo para a manutenção da vazão nos córregos e rios, além de garantir o abastecimento humano, a oferta de água para os animais e a manutenção de pequenas culturas durante quase todo o ano. São ações fundamentais não só para a revitalização do ‘Velho Chico’, como para o desenvolvimento rural sustentável”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Social e Ambiental da Secretaria de Agricultura, Rodrigo Carvalho Fernandes.

O Programa

A formalização do convênio com o governo federal para as ações de revitalização da área da bacia do rio São Francisco foi feita em 2008 e tem investimento total previsto de R$ 50 milhões. Nas duas primeiras fases, os municípios atendidos estavam concentrados na região Norte do estado. Nesta terceira etapa do programa, a maioria dos municípios que receberão as obras está localizada na porção Sul da bacia do São Francisco, que compreende a região Central de Minas.

Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, a Emater-MG é parceira nas ações do programa, desde o início do convênio, atuando na mobilização dos produtores, na escolha dos locais mais adequados para a execução das obras, além do contato com as prefeituras e com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Histórico do Programa

2002 – Agência Nacional das Águas (ANA) contrata a Emater-MG para identificar as sub-bacias prioritárias para receber as obras de revitalização
2008 – Formalização do convênio entre o Governo de Minas/Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e órgãos vinculados, e o Ministério da Integração Nacional/Codevasf
2008 a 2010 – R$ 10,8 milhões / 35 municípios atendidos