Obras de revitalização das sub-bacias do Rio São Francisco são concluídas em Inhaúma, região Central

A cerimônia de entrega aconteceu nesta segunda-feira (26/02) e contou com a presença do presidente da Emater-MG, Glênio Martins

BELO HORIZONTE (27/02/2018) – O município de Inhaúma, região Central de Minas Gerais, é mais um onde foram concluídas as obras do Programa de Revitalização das Sub-bacias do Rio São Francisco. O valor total das ações chega a R$ 66,7 mil. A cerimônia de entrega aconteceu nesta segunda-feira, 26/02, e contou com a participação do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins.

O programa é resultado de parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG com o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

As obras tiveram início em novembro de 2017 e foram realizadas ao longo do Córrego Inhaúma. Nesse período foram construídas 210 bacias de captação de água de chuva e 8 quilômetros de terraços. Essas ações promovem a infiltração de água no solo, melhorando a qualidade e quantidade da água nas sub-bacias. Contribui também para manutenção da vazão nos córregos e rios, além de garantir o abastecimento humano, a oferta de água para os animais e a manutenção de pequenas culturas durante quase todo o ano.

Segundo o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, as intervenções nas sub-bacias do São Francisco geram impacto positivo na agricultura e para a população em geral. “Essas ações vão melhorar a qualidade da água para o consumo humano e para os animais. São intervenções diretas, muito positivas no abastecimento do lençol freático e que, também, melhoram as pastagens”, diz.

Os moradores do município participaram da cerimônia de entrega das obras e aprovaram o serviço realizado. “Essas obras são importantes para a captação de água na região. Isso vai melhorar a quantidade e qualidade da nossa água. E as criações vão ter mais água para beber”, afirma o morador Amarildo Pereira de Souza.

Início de Obras em Fortuna de Minas

Nesta segunda-feira, 26/2, também tiveram início as obras de revitalização das sub-bacias do São Francisco em Fortuna de Minas, na região Central. Estão previstas para o município, a construção de cerca 1.400 bacias de captação de águas de chuva, 99 quilômetros de terraços e a adequação de 6,8 quilômetros de estradas rurais. O valor das obras é de R$ 587,4 mil. O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, também participou da cerimônia.

Ações do programa em 2017

Em 2017, as ações do programa foram executadas em 22 municípios, envolvendo recursos de aproximadamente R$ 3,1 milhões. Foram construídas 5,6 mil barraginhas, 290 quilômetros de terraços, além da adequação ambiental de mais de 32 quilômetros de estradas vicinais. A formalização do convênio de revitalização da área da bacia do rio São Francisco foi feita em 2008 e tem investimento total previsto de R$ 50 milhões. Ao longo de quase uma década, as ações chegaram a 96 municípios. Em 2018 serão atendidos mais 48 municípios.

Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, a Emater-MG é parceira nas ações do programa, desde o início do convênio. A empresa atua na mobilização dos produtores e na escolha dos locais mais adequados para a execução das obras. O órgão também media o contato entre as prefeituras e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).