Agricultores familiares de Minas Novas recebem mudas de café

Agricultores familiares de Minas Novas recebem mudas de café

Inciativa da Emater-MG e parceiros vai estimular a cafeicultura no município

BELO HORIZONTE (5/3/2018) Quase mil agricultores familiares do município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, foram beneficiados com a doação de mudas de café. O projeto faz parte de um programa idealizado pela Emater-MG e que conta com várias parcerias, entre elas a prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O Programa de Desenvolvimento da Cafeicultura de Minas Novas existe há três anos. O objetivo é o fortalecimento da agricultura familiar, possibilitando a diversificação da produção e o desenvolvimento econômico e social. A iniciativa ainda conta com as parcerias do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas e a CBI Agropecuária Ltda.

A ação em Minas Novas contemplou 930 famílias que receberam 7.440 mudas produzidas pela CBI Agropecuária Ltda. As sementes de café da variedade catiguá foram doadas pela Epamig. A prefeitura municipal ficou responsável pela entrega das mudas. Já a seleção das famílias beneficiadas foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o CMDRS.
“As mudas são resistentes à ferrugem e à seca, com boa adaptação à região e ótima aceitação no mercado”, afirma o extensionista da Emater-MG, Joel Lima da Fonseca.

De acordo com Joel da Fonseca, “o programa ajudará na melhoria e renovação dos cafezais plantados há anos, que se encontram debilitados”. O extensionista ressalta ainda, que serão distribuídas mais 3.800 mudas. “Mas o programa não se resume à doação das plantas. Além disso, os técnicos da Emater-MG prestam assistência técnica aos agricultores familiares, orientando sobre o manejo das lavouras, gestão da propriedade e comercialização”, garante.