Cooperativismo é tema de seminário em município da Zona da Mata mineira

Cooperativismo é tema de seminário em município da Zona da Mata mineira

BELO HORIZONTE (03/04/2018) - Num mercado cada vez mais competitivo, uma alternativa para a comercialização dos produtos da agricultura familiar pode vir do cooperativismo. Para debater o assunto, a unidade regional da Emater-MG promoverá no dia 04 de abril, quarta-feira, o seminário “Cooperativismo na Agricultura Familiar”. O evento acontecerá a partir das 8h, na Escola Municipal Manoel Lopes Firmino, em Canaã, Zona da Mata mineira.

São esperadas 230 pessoas entre agricultores, estudantes e autoridades dos municípios de Canaã, Araponga, São Miguel do Anta, Ervália e Pedra do Anta. Serão abordados temas como os mercados potenciais e o cooperativismo na agricultura familiar.

Com o seminário, esperamos orientar, nortear e incentivar grupos de agricultores familiares que hoje estão organizados formalmente e informalmente, a trabalharem com união, buscando o bem comum”, explica a extensionista da Emater-MG, Alessandra Martins Miranda Silva.

Ela defende que cooperativismo ajuda a diminuir custos e aumentar o poder de negociação dos produtores, possibilitando, ainda, agregar valor à produção. “Temos aqui uma forma competitiva de o pequeno produtor ter poder equivalente ou muito próximo de um grande. Tudo isso por meio da união”, diz Alessandra.

Buscando ajudar os produtores a conseguirem um espaço no mercado cada vez mais disputado, a Emater-MG orienta os produtores dessa região a somarem forças, trabalhando em cooperativas. Isso é feito por meio de palestras e visitas técnicas.

Em Canaã, funciona a Cooperativa de Produtores Rurais das Matas de Minas (Coopramm). A entidade possui 35 cooperados, que produzem café e recebem assistência técnica da empresa pública de extensão rural.

Araponga, São Miguel do Anta, Ervália e Pedra do Anta não possuem cooperativas. Por isso, um dos objetivos do seminário organizado pela Emater-MG é estimular a criação desses grupos de interesses comuns, nesses municípios.

Evento: Seminário Cooperativismo e Agricultura Familiar

Data: 4 de abril