Capacitação para técnicos que trabalham com agricultores orgânicos interessados em certificação

Conteúdo Principal

Capacitação para técnicos que trabalham com agricultores orgânicos interessados em certificação

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Iniciativa é da Emater-MG e Instituto Federal Sul de Minas
Publicado em:

BELO HORIZONTE (09/04/2018) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Instituto Federal Sul de Minas, realiza na próxima quarta-feira, dia 11 de abril, a aula inaugural do Curso Mecanismos de Avaliação da Conformidade Orgânica. A aula será promovida no auditório da sede da empresa, em Belo Horizonte, a partir das 9 horas, com previsão de durar até 16 horas.

O objetivo é preparar técnicos da Emater-MG e de outras instituições como o MST, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Senar, entre outras, para apoiar os processos dos agricultores interessados em obter certificação orgânica, por meio de sistemas participativos. A capacitação será na modalidade Educação à Distância (virtual), com duração de 90 horas, num período de 60 dias.

O coordenador técnico estadual de Agroecologia da Emater-MG, José Luiz Guimarães, explica que a ênfase do curso será no chamado Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC), que vai contribuir no processo de certificação dos produtos orgânicos. “Os produtores formam um organismo, como se fosse uma associação e eles mesmos se visitam e vão fazendo um relatório, baseado no caderno de manejo orgânico do IMA, onde vai constar como foi feito o plantio, se usou adubos, como combateu as pragas, entre outros itens. Esse documento vai garantir a idoneidade da produção”, argumenta.

Além da aula inaugural, está prevista ainda outra aula presencial no encerramento do curso, podendo ser no campus do Instituto Federal Sul de Minas, em Pouso Alegre ou na cidade de Inconfidentes. Na ocasião, os alunos farão um visita a um grupo de produtores orgânicos, no Sul de Minas, já certificados pelo sistema OPAC. No total serão capacitados 169 técnicos, sendo 101 da Emater-MG e 68 de outras instituições de Minas e de outros estados do país.

Compartilhe via: