Tecnologias e cuidados na cafeicultura terão destaque na Expocafé

Tecnologias e cuidados na cafeicultura terão destaque na Expocafé

BELO HORIZONTE (11/5/2018) - Os participantes da Expocafé 2018, que começa na próxima quarta-feira, 16 de maio, em Três Pontas (Sul de Minas), terão acesso a uma programação técnica diversificada que ocorre em paralelo à exposição de máquinas.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Emater-MG entre outras instituições ligadas à cultura do café irão promover palestras, plantões técnicos e atividades de campo. "A Expocafé busca ser também um espaço para a interação entre a área técnica e o cafeicultor", informa o coordenador técnico do evento, César Botelho.

Já no dia 15 de maio (terça-feira), antecedendo a abertura na feira ao público, será realizado o 9º Simpósio de Mecanização da Cafeeira. O evento, voltado para participantes previamente inscritos, vai abordar o tema “Manejo mecanizado e colheita seletiva visando à qualidade do café.”

Serão nove palestras abordando assuntos como manejo, pós -colheita, secagem do café e qualidade de produção e da bebida. "Vamos trazer aos participantes um pacote tecnológico diverso, apresentado por instituições de ensino, empresas e profissionais que são referência no setor", destaca o professor da UFLA, Fábio Moreira, um dos coordenadores do Simpósio, organizado pela Universidade em parceira com a Epamig.

As inscrições para o Simpósio, no valor de R$ 50 para estudantes e R$ 100 para os demais participantes podem ser feitas na data e local do evento.

No estande da Epamig, os visitantes poderão degustar café, adquirir produtos na versão itinerante do Empório da Empresa e obter informações técnicas. Na quarta-feira, dia 16, a pesquisadora Vânia Aparecida Silva falará sobre pesquisas para o desenvolvimento de cultivares de café tolerantes à seca. "Destacaremos genótipos que estão em fase de experimento, em diferentes regiões do Estado como o Vale Jequitinhonha, o Cerrado e o Sul," conta.

No dia 17, o tema abordado será "Pragas e doenças do cafeeiro" e na sexta-feira (18) "Cultivares de café", assunto que também será tratado em campo durante a Dinâmica de Máquinas que acontece nos dias 16 e 17 de maio, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da Epamig.

A Dinâmica de Máquinas é uma oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas e conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores.

A Emater-MG e a UFLA também conduzirão estações na Dinâmica. O pesquisador Thales Barcelos Resende do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf/UFLA) palestrará sobre poda do cafeeiro e abordará tópicos como o esqueletamento do cafeeiro, safra zero e manejo especifico para a recuperação da produção. “Com uma produção baixa nas lavouras, a poda pode ser uma renovação sem a necessidade de se fazer o replantio", afirma.

Mais atrações

No dia 16 de maio, de 14h às 16 horas, acontece o Workshop Mapeamento e Monitoramento do Parque Cafeeiro, que tem como objetivo apresentar os resultados e a metodologia do Geoportal do Café, plataforma tecnológica desenvolvida pela Fundação João Pinheiro, para mapeamento do parque cafeeiro e inserção de dados socioeconômicos e geoespaciais de todos os municípios produtores do Estado.

O Geoportal envolve Emater-MG, Epamig e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e tem o apoio da Conab e da Embrapa Café.

No dia 17 de maio (quinta-feira), dois eventos serão realizados na Tenda de Eventos da Expocafé. Na parte da manhã, de 9h às 12 horas, acontece o 1º Encontro das AgroMulheres, promovido pelo portal AgroMulher, que reúne informações e sobre mulheres que empreendem na agropecuária. Na oportunidade, quatro membros do grupo contarão suas experiências com a intenção de motivar outras mulheres a seguirem ramo. “Vimos na Expocafé uma oportunidade de expandir nossos conhecimentos e debater sobre os erros e acertos” explica a consultora Mírian Xavier.

De 13h30 às 16h, o Grupo Ecocert vai abordar o tema Certificação Orgânica por Auditoria - principais conceitos e etapas para a certificação do café.

Ciência Móvel

No ônibus laboratório Ciência Móvel, os pesquisadores da Epamig Izabel Cristina dos Santos e Claudio Egon Facion vão tratar do tema hortaliças não convencionais. "Participamos de outra edição e houve uma expressiva visitação ao nosso estande, onde realizamos atendimento técnico e distribuímos cartilhas e mudas”, conta Izabel.

A Expocafé 2018 é realizada pelo Governo de Minas Gerais e organizada pela Epamig com o apoio da Universidade Federal de Lavras, Cocatrel, Prefeitura Municipal de Três Pontas, Emater/MG e Consórcio Pesquisa Café.

Serviço:

9º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Dia: 15 de maio, de 8h às 18h

Expocafé 2018

Dia: 16 a 18 de maio, de 8h às 18h - Entrada gratuita
Local: Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas - Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, km 06 - Zona Rural
Informações: www.expocafe.com.br