Circuito de Eventos Técnicos - Novas Tecnologias e Capacitação

Circuito de Eventos Técnicos - Novas Tecnologias e Capacitação

Cursos, palestras e oficinas fazem parte da programação da 58ª. Exposição Estadual na Gameleira

BELO HORIZONTE (18/05/2018) – Durante a 58ª Exposição Estadual Agropecuária, os participantes terão a oportunidade de compartilhar conhecimento e inovações tecnológicas de temas do agronegócio por meio dos circuitos de Eventos Técnicos. A exposição, que será realizada no Parque da Gameleira, no período de 22 a 27 de maio, é uma ótima ocasião para aprofundar em temas técnicos com palestras, cursos e oficinas.

O circuito de eventos técnicos vai abordar diversos temas como irrigação, equinos, bovinos, apicultura, meio ambiente, floricultura, segurança no campo e cachaça durante os quatro dias de evento. A Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Mariana Silva Araújo Marques, explica que o circuito busca apresentar aos produtores rurais, estudantes de ciências agrárias e interessados técnicas de manejo, além de soluções para facilitar a vida no campo, contribuindo com o crescimento profissional e trazendo mais rentabilidade e qualidade de vida ao homem do campo.

As oficinas são gratuitas e será concedido certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/yqtQhZ e as vagas são limitadas.

O Circuito de Eventos Técnicos é uma promoção da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Sistema Fiemg, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Faculdades Fead, UniBH, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (Accomig/Caprileite) e Universidade Federal de Lavras.

Realização

A 58ª Exposição Estadual Agropecuária é uma realização do Governo de Minas por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as instituições vinculadas Emater-MG e Epamig e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Programação de cursos, oficinas e palestras

24/05/2018

Auditório

Palestra: Rotulagem de Cachaça
Regina Sugayama - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

13h às 14h20

Palestra: Cadernos da Mata Ciliar: Preservação e Recuperação de Nascentes de Água e Vida
Vergilius Maro Clemente - Gerência de Fomento e Recuperação Ambiental - Instituto Estadual de Florestas (IEF)

13h às 17h

Oficina: Rotulagem de Cachaça
Regina Sugayama, Izabel Paixão e Pedro Canedo - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)

15h às 16h

Palestra: Atualizações sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT/MG)
Luciana Faria de Oliveira - Instituto Mineiro Agropecuário (IMA)

16h às 17h

Palestra: Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) - Mudança de Status Sanitário
Natanael Lamas Dias - Instituto Mineiro Agropecuário (IMA)

17h às 18h

Curso: O que é que ela tem que eu não tenho? O que diferencia a cachaça dos demais destilados do mundo
Ana Marta Sátyro (CANA BRASIL)
obs: Este evento é para maiores de 18 anos (haverá degustação de cachaças mineiras)

25/05/2018

10h às 11h

Palestra: Porque algumas matrizes de Tilápia (Oreochromis niloticus), em condições de cultivo, não desovam?
Nilo Bazzoli, Bernardo Borges Ervilha, Mateus Augusto Silva Diniz, Viktor Eustaquio F. Vilaça da Silveira e Estevão Rocha - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palestra: Criação de Bezerras Leiteira, do Nascimento ao Desmame
Marcos Brandão Ferreira - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

Palestra: Produção de Tilápia em Fluxo Contínuo de Água
Elizabeth Lomelino Cardoso - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

Palestra: Mastite: Um Desafio para a Pecuária Leiteira
Cristiane Ladeira - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

13h às 14h

Palestra: Colmeia Viva
Rhaissa Michievicy – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG)

13h às 17h

Oficina: Rotulagem de Cachaça
obs: Este evento é específico para indústrias. Devendo ter de 06 a 08 indústrias com dois representantes de cada. Levar rótulos.

14h às 15h30

Palestra: A atuação da PMMG na Segurança Rural na área do 48º BPM
Major PM Daisy Ferrarezi Moura - 2ª Região de Polícia Militar (PMMG)

14h às 15h

Palestra: Flores Comestíveis: O que você precisa saber
Izabel Cristina dos Santos - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)

Palestra: A Cadeia Produtiva da Floricultura

Patrícia Duarte de Oliveira Paiva - Universidade Federal de Lavras (UFLA)

15h às 16h

Oficina: Como identificar as principais pelagens de equinos e elaborar resenhas
Maria Coeli Gomes Reis Lage - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Galpão B13

16h às 17h

Palestra: Potenciais e Perspectivas da Cultura da Macaúba no Estado de Minas Gerais
Kamil Cheab David Lopes - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA)

16h às 17h

Curso: Como fazer arranjos para decoração de casa. Faça você mesmo!
Claudine de Castro - Artista Floral

17h às 18h

Ana Marta Sátyro (CANA BRASIL)

26/05/2018