Emater-MG promove cursos para agricultores familiares durante a Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas

Conteúdo Principal

Emater-MG promove cursos para agricultores familiares durante a Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento começa no dia 21 e vai destacar a agropecuária sustentável
Publicado em:

BELO HORIZONTE (18/05/2018) - A Emater-MG irá promover uma série de cursos durante a 11ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). O evento será realizado de 21 a 25 de maio, na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, na região Central de Minas. A SIT tem objetivo de divulgar conhecimentos e experiências ligadas ao setor agropecuário. O tema deste ano é 'Diversificação e inovações para uma agropecuária sustentável'.

“O tema de 2018 foi motivado por pesquisas feitas com participantes de edições anteriores da SIT e também por causa da diversidade do agronegócio na região Central do estado. Buscamos a integração entre várias instituições para promover o desenvolvimento da atividade em nossa região”, explica o coordenador da SIT, Fredson Chaves.

A programação é ampla, com mais de 30 cursos, dias de campo, giros tecnológicos, palestras e seminários técnicos. Ao longo de sua história, a SIT soma mais de 17 mil participantes. O evento é realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG, Universidade Federal de São João del-Rei e Epamig.

O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, participa da abertura na manhã do dia 21, quando irá apresentar a palestra 'Agricultura do futuro necessita de uma extensão do futuro'. Já no dia 23 (quarta-feira), a empresa promove um curso sobre Plasticultura. No dia seguinte, 24, serão dois cursos da Emater-MG, um sobre Fruticultura e outro sobre Hortaliças Agroecológicas. Também será realizado o Encontro Regional sobre Pecuária Leiteira. Já na sexta-feira, dia 25, a empresa dará um curso sobre Piscicultura na Agricultura Familiar.

O coordenador de Agroecologia da Emater-MG, Fernando Tinoco, será o responsável pelos cursos de Plasticultura e Hortaliças Agroecológicas. Ele explica que os cursos serão voltados para agricultores familiares e técnicos da área. “Vamos trabalhar não só o sistema de produção de alimentos, mas também a parte de irrigação e de produção em estufa. A ideia é mostrar uma estufa barata e simples que o agricultor familiar possa implantar em sua propriedade”, comenta.

De acordo com Fernando Tinoco, no curso sobre Hortaliças Agroecológicas, será abordada a produção de caldas, fertilizantes e compostagem. “Os cursos serão em pequenas salas montadas em tendas, numa área ao ar livre. Mas a maior parte será com demonstrações no campo”.

A programação completa da SIT e informações sobre inscrições podem ser conferidas no site: http://sit.cnpms.embrapa.br/

Compartilhe via: