Qualidade na fabricação de produtos lácteos

Conteúdo Principal

Qualidade na fabricação de produtos lácteos

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (04/06/2018) - A mais recente edição do Informe Agropecuário, publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), tem como tema "Prevenção e correção de defeitos na produção de leite e derivados". A revista destaca cuidados essenciais na produção de leite de qualidade e os principais problemas encontrados na fabricação de produtos lácteos.

O leite é um alimento muito nutritivo e versátil, sendo usado na fabricação de diversos produtos, tais como queijos, manteiga, iogurtes, doces, bebidas lácteas, bolos, sorvetes, dentre outros. Atender às exigências dos órgãos de fiscalização e dos consumidores é fundamental para a continuidade e sucesso do negócio.

O rendimento e a qualidade dos produtos lácteos estão diretamente ligados à qualidade da matéria-prima, ou seja, do leite. O sucesso do processo requer a adoção de boas práticas de produção no estabelecimento rural e de fabricação no laticínio. Outra preocupação deve ser o tratamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos gerados durante o processo produtivo.

Por meio de tópicos como parâmetros de qualidade na produção de lácteos; análises físico-químicas e microbiológicas; higienização durante todo o processo produtivo; identificação dos principais defeitos na fabricação de lácteos e gestão ambiental, a publicação busca contribuir para o crescimento e a consolidação da cadeia produtiva.

O Informe Agropecuário "Prevenção e correção de defeitos na produção de leite e derivados", foi coordenado pelas pesquisadoras da EPAMIG Cândido Tostes, Denise Sobral e Renata Golin Bueno Costa e pela professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, Vanessa Aglaê Martins Teodoro.

Mais informações:
EPAMIG - Divisão de Promoção e Distribuição da Informação Tecnológica
Telefax: (31) 3489-5002
e-mail: publicacao@epamig.br
www.informeagropecuário.com.br
Preço: R$15,00

Compartilhe via: