Assistência Técnica voltada para a agroecologia será tema de encontro na Zona da Mata mineira

BELO HORIZONTE (7/6/2018) - Os desafios da assistência técnica voltada para a agroecologia. Esse é o tema do Encontro Regional de Agroecologia das Matas de Minas, em Rio Pomba, na Zona da Mata mineira. O evento acontece no dia 8 de junho, no Campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

O evento será um espaço para debater as possiblidades de produção de alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos. Além de oferecer aos consumidores alimentos de qualidade, o sistema de produção agroecológica ajuda na preservação do meio ambiente e no bem-estar do produtor. A programação do evento irá abordar questões como certificação participativa e os princípios da agroecologia.

Para o gerente regional da Emater-MG em Cataguases, Celso de Oliveira, um dos grandes desafios é que “ a maioria dos cursos ligados à área agronômica preparam profissionais para atuarem com a agricultura e pecuária convencionais”. De acordo com o gerente, a partir de 2008, começaram a surgir, na região, cursos técnicos e superiores em agroecologia. Mas, segundo ele, ainda é pouco.

Segundo Celso de Oliveira, no município de Rio Pomba e região, existe uma demanda crescente por alimentos agroecológicos. De acordo ainda com ele há o interesse dos produtores de produzirem alimentos cada vez mais saudáveis.

O Encontro Regional de Agroecologia das Matas de Minas é uma inciativa do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais e Emater-MG.

Serviço:

Encontro Regional de Agroecologia das Matas de Minas