Técnicos da Emater-MG participam de capacitação para trabalhos com povos e comunidades tradicionais

Conteúdo Principal

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação para trabalhos com povos e comunidades tradicionais

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Treinamento aconteceu em Januária, Norte de Minas
Publicado em:

BELO HORIZONTE (15/06/2018) – Terminou nesta sexta-feira (15/06), um curso de capacitação para extensionistas da Emater-MG que atuam na assistência técnica de povos e comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas, entre outros). A iniciativa é da Emater-MG e do Ministério da Ciência e Tecnologia. A ação contou com a parceria de diversas entidades. O treinamento ocorreu em Januária, Norte de Minas.

O curso durou três dias. A ideia foi capacitar os técnicos da empresa para desenvolverem ações de assistência técnica e extensão rural, que visem a inclusão social e produtiva de povos e comunidades tradicionais, levando-se em conta práticas sustentáveis e de preservação ambiental.

Segundo o diretor Técnico da Emater-MG, João d’Angelis, o treinamento permitiu a troca de experiências entre as principais instituições executoras de políticas públicas, voltadas para os povos e comunidades tradicionais.

“Com essa capacitação, os técnicos da empresa puderam conhecer melhor os direitos e a realidade dessas populações. Agora eles poderão desenvolver ações que respeitem o modo de vida dessas famílias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social e produtiva das mesmas”, afirma.

No total, 29 extensionistas de 15 municípios participaram da capacitação. Foram abordados diversos temas. Entre eles: o modo de vida e a cultura dos geraizeiros, veredeiros, catingueiros, vazanteiros e pescadores artesanais. Também foram incluídas questões como direitos e mecanismos legais de proteção para povos e comunidades tradicionais; além da política estadual para o desenvolvimento sustentável delas.

Compartilhe via: