Edição histórica da Semana Internacional do Café já começou

Conteúdo Principal

Edição histórica da Semana Internacional do Café já começou

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Principal evento nacional do setor reúne, de hoje até sexta-feira (7 a 9/11), em Belo Horizonte, representantes de toda a cadeia produtiva, além de diversas atividades internacionais
Publicado em:

BELO HORIZONTE (07/11/2018) – O aroma do café já se espalhou por Belo Horizonte. Considerada uma edição histórica, a 6ª Semana Internacional do Café (SIC 2018) começou hoje e vai até sexta-feira (7 a 9/11), com muitos motivos para comemorar. Neste ano, além de aliar a maior feira do setor cafeeiro a uma extensa e tradicional programação de cursos, competições, seminários, palestras, rodadas de negócio e sessões de cupping (prova de cafés), o principal encontro nacional da cadeia produtiva apresenta outros diferenciais. Entre eles, sediará quatro campeonatos mundiais de baristas, organizados, pela primeira vez no Brasil, pela World Coffee Events (WCE), e a Conferência Global de Sustentabilidade do Café 2018.

As novidades – que podem ser conferidas pelo público ao longo dos três dias, na capital mineira – foram atraídas pelo crescimento e consolidação da SIC, de acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões. “O interesse deles reforça a relevância do evento, que conta com a participação de todos os elos do setor, desde o cafeicultor, passando pela indústria e o consumidor final. E também a importância do estado, que contará, neste ano, com um acréscimo de 30% na produção de café e será responsável por mais de 53% dos 58 millhões de sacas da safra nacional”, ressaltou, durante a cerimônia de abertura, no Expominas.

Representando o Governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, também observou que esse processo para ampliar a qualidade do café mineiro era o passo que faltava para expandir, definitivamente, a internacionalização do produto. “Minas tem condições climáticas e topográficas para desenvolver a cafeicultura ainda mais. Temos trabalhado para fornecer todo o suporte necessário para isso: recursos, infraestrutura, tecnologia, conhecimento, pesquisa. E a SIC é um momento para trocar ainda mais informações e experiências sobre essa atividade fundamental tanto economicamente quanto socialmente”, afirmou.

Nesse sentido, o diretor de Planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes, acrescentou que a diversidade de públicos nacional e internacional e, especialmente, o amadurecimento do mercado interno em relação aos cafés especiais são outros fatores decisivos. “A Semana Internacional do Café, hoje, é uma plataforma robusta de negócios para o Brasil e o mundo, com qualidade já reconhecida. E o incentivo a novos negócios de café especial, fomentados nos últimos anos, abre ainda mais oportunidades”, aponta ele, que é um dos idealizadores da SIC. Conforme pesquisa da Reuters, esse mercado irá dobrar de tamanho até 2020.

Por isso, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Teodomiro Diniz Camargos, comemora esse movimento de agregar valor ao café mineiro – e do Brasil, de um modo geral. “Há alguns anos, íamos tomar bons cafés na Europa. Hoje os cafés brasileiros estão no mundo inteiro, com garantia de origem, terroir, certificações. É um caminho sem volta e talvez o mais importante, pois valoriza o estado, as comunidades e deixa a economia mais pujante”, enfatiza. Ele observa que essa valorização tem sido um esforço conjunto, envolvendo outros produtos do estado, a fim de reduzir a comercialização de commodities e ampliar os itens de maior valor agregado.

Ao todo, a Semana Internacional do Café 2018 contará com 25 eventos simultâneos, mais de 160 expositores, 400 amostras para a escolha do café campeão do ano, mais de 300 compradores internacionais e 140 baristas de 60 países.

O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Seapa e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Realizada desde 2013, em Belo Horizonte, tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Sobre o evento

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Faemg, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O país vai receber pela primeira vez, dentro da programação, vários campeonatos mundiais: de barista World Coffee in GoodSpiritsChampionship (drinques alcoólicos com café) e World LatteArtChampionship (desenho no café com leite), World BrewersCup (preparo de café) e World CupTastersChampionship (prova de café) organizados pela World CoffeeEvents e com o NationalBody da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Serviço:
Semana Internacional do Café 2018

De 7 a 9 de novembro
Das 11h às 20h
Expominas, Belo Horizonte (MG)
www.semanainternacionaldocafe.com.br

Compartilhe via: