Brasil promove uma das maiores feiras de café do mundo e bate recorde em visitação e em negócios

Conteúdo Principal

Brasil promove uma das maiores feiras de café do mundo e bate recorde em visitação e em negócios

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Brasil promove uma das maiores feiras de café do mundo e bate recorde em visitação e em negócios

Semana Internacional do Café

Ninguém duvida que Belo Horizonte é a capital nacional do café! E esta máxima foi, mais uma vez, reforçada entre os últimos dias 7 e 9 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC). O balanço final da sexta edição do evento supreendeu até a organização, com números que bateram todos os recordes! O maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil, e um dos principais do mundo, registrou um número histórico de público de 20 mil visitantes. Foram iniciados R$ 42 milhões em negócios (apurados até o momento), o que representa o incremento de 20% em relação ao evento realizado em 2017.

"Foi um evento incrível, nesta edição registramos muitos negócios sendo realizados já durante a feira, os compradores provaram cafés e fecharam negócios ali mesmo no estande”, comemora o diretor de planejamento da Café Editora, Caio Alonso Fontes. Ele acrescenta que nas mesas de cupping estavam presentes em diversos expositores e isso demonstra o crescimento do pequeno produtor já fazendo negócio direto com o comprador. "O mundo pode conhecer a força da nossa comunidade do café nacional e como avançamos no mercado de café especial e na relação entre todos os elos da cadeia produtiva do café", destaca a diretora de conteúdo da Café Editora, Mariana Proença.

Mais de 50 mil cafés foram degustados nos três dias, mais de 250 compradores internacionais, vindos de 60 países distintos, mais de 160 expositores marcaram presença na feira. "Achei espetacular. Volume de público altíssimo e qualidade e volúpia e fúria de compra. Não tinha produto que chegasse" Edgard Nami, expositor da Café Store. Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, “o Brasil reforça sua presença no mercado internacional do café, deixando de ser vendedor de commodity para vender a experiência de se beber café”.

A programação incluiu 190 horas de palestras e workshops, mais de 200 sessões de cupping, os eventos técnicos como o Seminário Internacional DNA Café, o Fórum da Cafeicultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo. “Inovação é a palavra da vez quando se fala no panorama atual do café”, ressalta o diretor da FAEMG, Breno Mesquita. O assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Niwton Moraes, reafirma este raciocínio e destaca que a exigência de mercado atualmente vai além da qualidade do grão, englobando o aperfeiçoamento do processo produtivo como um todo.

Premiações na SIC

Muita animação, emoção e alegria contagiaram a cerimônia de entrega da premiação Coffee of the Year (COY) 2018! Um clima de festa tomou conta do auditório e as torcidas e famílias fizeram muito bonito! Das 405 amostras recebidas, número recorde de todas as edições do COY, foram selecionados 180 cafés. Afonso Danizete de Abreu Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, interior do Espírito Santo, na Região Caparaó – divisa de Minas Gerais - levou o título de Coffee of the Year 2018 na categoria arábica. Ele, que já é bicampeão do prêmio (venceu em 2016), tem uma produção familiar na região. “Dedico este prêmio à minha família”, disse. E na categoria canéfora, o campeão foi o cafeicultor Luís Cláudio Souza, da Fazenda Grãos de Ouro, também do Espírito Santo, da cidade de Muqui. Muito emocionado, Souza agradeceu a todos pela conquista e afirmou ter muito orgulho da profissão de cafeicultor.

Campeonatos Mundiais de Café: inéditos no Brasil

Clima de final de Copa do Mundo marcou a disputa dos campeonatos mundiais de café, realizados pela primeira vez no Brasil durante a SIC! Cerca de 150 competidores premiados de mais de 40 países estiveram na capital mineira e apresentaram técnicas incríveis e talento de sobra! Dividida em quatro mundiais, que atendem as diversas maneiras de fazer café, a “copa do mundo do café” foi sucesso de público e de apresentações de tirar o fôlego! "Os mundiais foram importantes para colocar definitivamente a SIC no calendário global de café proporcionando que muitos visitantes e compradores internacionais viessem conhecer o Brasil e quanto o mercado de café nacional está consolidado", afirma o editor e diretor comercial da Revista Espresso, Marcos Racy Haddad.

A Semana Internacional do Café 2019 já tem data marcada: 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemge. A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

Compartilhe via: