IMA participará de grupo de trabalho para criação do fundo nacional de defesa agropecuária

Conteúdo Principal

IMA participará de grupo de trabalho para criação do fundo nacional de defesa agropecuária

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (19/11/2018) - Primeira reunião nesse sentido foi realizada em Goiânia em 12 e 13 de novembro, sob a coordenação do médico veterinário Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento, que teve o apoio logístico e financeiro do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec), contou com a participação de 70 pessoas, representando 39 entidades, a maioria ligada à atividade pecuária em 16 estados, mais o Distrito Federal.

O médico veterinário Bruno Rocha de Melo, coordenador de Inovação e Modernização em Defesa Agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária representou o Instituto no evento.

Os temas selecionados nesse primeiro encontro nacional foram: “ Papel dos Fundos de Saúde Animal e Estratégia do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PNEFA”, cujo palestrante foi Plínio Leite Lopes, DSA/DAS/ MAPA; “Organização de Fundo Privado Nacional – Premissas, Desafios e Oportunidades,” discutido por todos os participantes; “Panorama Atual dos Fundos de Saúde Animal no País,” por Ronaldo Carneiro Teixeira, DSA/SDA/MAPA: “Relatos de Experiências de Fundos Estaduais,” novamente por todos os participantes.

Outro objetivo do evento foi o relato das experiências de todos os fundos referente aos respectivos sistemas de arrecadação, envolvimento ou não com governos dos estados, gestão do dinheiro arrecadado, critérios de indenização e quais as doenças dos animais susceptíveis a indenizações, entre outros. O objetivo foi a troca de experiências no sentido de novas ações dos fundos, visando melhorar sua gestão, corrigido erros e buscando crescimento.

No final do encontro, o coordenador Guilherme Marques colocou em discussão a criação de um Fundo Emergencial Nacional de Saúde Animal. Sobre esse tema, praticamente todos os participantes opinaram sobre a condição jurídica dessa nova entidade, como seriam canalizados recursos para sua manutenção e qual a cota de colaboração financeira de cada fundo estadual. E ainda, como esse fundo nacional iria indenizar o produtor rural, como colaborar com ações em favor do controle de saúde animal em países vizinhos e como evoluir para chamar a atenção das demais unidades da Federação.

Minas participa

Em seguida, o coordenador do Mapa sugeriu que se formasse o primeiro grupo de trabalho, visando moldar a futura entidade. Foram sugeridos e escolhidos representantes do próprio Mapa que coordenará os trabalhos, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Roraima e Santa Catarina. Representantes de entidades desses estados vão levar as primeiras sugestões para a 2ª Reunião dos Fundos Emergenciais Estaduais que será realizada em Cuiabá (MT), em 19 e 20 de março de 2019.

Segundo o representante do MAPA Guilherme Marques, esse evento de Cuiabá deverá elaborar uma série de subsídios para o Fórum Nacional, que discutirá a integração de todos os seguimentos em favor de plano de saúde animal.

Seguro Financeiro

Durante a 1ª Reunião dos Fundos Emergenciais foi apresentada também, por parte de empresa especializada, sugestões para contratação, no futuro, de seguro financeiro para esses fundos estaduais. Esse seguro servirá para indenizar os produtores, em eventos ligados a prejuízos no rebanho acometido de doenças de notificação obrigatória. Alguns participantes acharam interessante. Outros disseram que o assunto deve ser melhor discutido. Na opinião de Guilherme Marques trata-se de uma ferramenta que dará segurança às entidades estaduais e, portanto, mais credibilidade nas promessas para proteger o produtor rural mantenedor desses fundos e empresas, já que alguns não recebem colaboração só do pecuarista.

Compartilhe via: