IPANEMA (18/12/2018) - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Geras (Epamig), inaugurou nesta segunda-feira, 17, Unidade Demonstrativa de tecnologias da Epamig no município de Ipanema.

A parceria envolve a Prefeitura Municipal de Ipanema, Sindicatos de Produtores Rurais, Laticínio Dois Irmãos, Sicoob, Coocafé e Casa do Fazendeiro, contando ainda com parceria institucional da Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Consórcio Pesquisa Café.

A unidade, instalada em uma área pertencente à Prefeitura de Ipanema, abrange as culturas de café conilon, olerícolas, feijão e forrageiras para alimentação animal. Além dessas, também foi instalada na unidade uma horta circular agroecológica. O atendimento às demandas será feito por meio de Dias de Campo, encontros técnicos, cursos e prestação de assistência técnica e extensão rural.

De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a unidade terá a missão de difundir as principais tecnologias existentes da Epamig e de parceiros do sistema operacional da agricultura para o setor agropecuário mineiro. “A unidade é uma experiência que estamos propondo, e esperamos que dentro do contexto atual, seja um modelo bem sucedido que viabilize entregar mais tecnologias para o setor com um menor custo, além de poder abranger mais regiões do Estado e mais produtores”, enfatiza.

A unidade é a continuação de um projeto de instalação de Unidades Demonstrativas da Epamig que se iniciou com a primeira unidade em Teófilo Otoni, em abril deste ano. Na inauguração, o diretor de operações técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, junto dos pesquisadores Polyanna Oliveira e Marcelo Ribeiro, fizeram breve apresentação sobre as culturas e como elas serão trabalhadas.

O momento solene contou com a presença de representantes de todos as estapas do projeto. “Agradecemos a atenção da Epamig com o nosso município e nossa região. Serão várias as iniciativas desenvolvidas por meio desta Unidade Demonstrativa que vão nos ajudar a dar as oportunidades que os produtores precisam para se manter no campo”, ressaltou o prefeito de Ipanema, Walter Paulo de Oliveira. Os representantes do IMA, Raul Fonseca, e Emater-MG, Rômulo Matozinho, reforçaram o apoio institucional por meio dos escritórios e unidades locais de ambas as instituições. O gerente do Banco do Brasil de Ipanema, Ricardo Faria, também reforçou apoio e a disponibilidade de oportunidades e crédito para os produtores rurais.

A unidade já está em operação e a programação técnica, com cursos e ações de difusão e transferência de tecnologias, será proposta pelo conselho gestor com participação da comunidade e divulgada na região.

Enviar para impressão