Governo de Minas, Sebrae e IMA assinam acordo para regularizar e ampliar a comercialização de produtos de origem animal no estado

Parceria prevê a orientação e capacitação de gestores públicos sobre a implantação do Serviços Regionais de Inspeção Sanitária (SIR)

BELO HORIZONTE (21/12/2018) - O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sebrae-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram, nesta sexta-feira (21/12), um protocolo de intenções para troca de experiências, apoio e informações sobre consórcios públicos na área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.

Assinaram o protocolo, o atual secretário da Seapa, Amarildo Brumano José Kalil, a diretora geral do IMA, Cristina Fontes Araujo Viana, o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, e o diretor Técnico do Sebrae Minas, Anderson Cabido. O evento contou com as presenças do diretor-Técnico do IMA Thales Fernandes e do diretor de Planejamento, Gestão e Finanças, Antônio Carlos de Moraes.

Entre as iniciativas deste acordo está o lançamento de uma cartilha que irá orientar e capacitar gestores públicos sobre a legislação atualizada que trata das questões de inspeção e fiscalização e sua aplicação em áreas consorciadas, prevendo a criação e implantação do Serviços Regionais de Inspeção (SIR).

Além disso, haverá mais segurança sanitária na região, uma vez que os consórcios públicos possuirão estrutura e pessoal preparados para a execução do serviço de inspeção sanitária de produtos de origem animal. Assim, produtores rurais poderão se adequarem às exigências sanitárias regulamentadas, garantindo qualidade e higiene no processo de produção.

A expectativa é que mais de 400 empreendimentos rurais no estado sejam beneficiados, principalmente, com aumento da competitividade e ampliação da área de comercialização dos produtos.

A cartilha sobre o SIR também foi idealizada com o apoio da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg). A publicação estará disponível para download gratuito a partir do próximo ano.