Município de Santa Luzia ganha feira de alimentos agroecológicos

Município de Santa Luzia ganha feira de alimentos agroecológicos

Emater-MG doou para os produtores barracas e caixas plásticas

BELO HORIZONTE (08/01/2018) – O município de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, ganhou um novo espaço para comercialização de alimentos. É a Feira Agroecológica dos Produtores de Santa Luzia, inaugurada em dezembro de 2018. A inciativa é da Emater-MG, prefeitura e produtores, que buscam levar alimentos mais saudáveis à população.

O espaço fica na praça Getúlio Vargas, no Bairro São João Batista. A feira funciona todo sábado de 8h às 12h. Ao todo são oito produtores que oferecem os mais diversos produtos. Os consumidores encontram na feira diversas hortaliças e quitandas, como bolos e biscoito.

“A feira é um instrumento relevante de comercialização dos agricultores do município e vem de encontro com a demanda da população local, que busca alimentos saudáveis, frescos, direto do produtor e livre de agrotóxicos”, diz o extensionista da Emater-MG, Luciano Marques.

A ideia surgiu durante reuniões de orientação técnica da Emater-MG com os produtores e conta com a parceria da Prefeitura de Santa Luzia. Além da elaboração do projeto técnico, a empresa doou para o grupo 10 barracas e 40 caixas plásticas.

Segundo Marques, a carência de oferta desses produtos no município abriu uma janela de comercialização importante para os agricultores. “ Dessa forma, a população beneficia-se por adquirir produtos direto da roça a preço acessível já que não há atravessador”, afirma. Com a iniciativa espera-se ampliar o sistema de produção agroecológica em Santa Luzia.