BELO HORIZONTE (07/01/2019) - A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) divulgou, no final de dezembro, o "Balanço Social 2017/2018". A publicação traz uma estimativa dos impactos econômicos gerados, no período analisado, por 38 tecnologias desenvolvidas pela Empresa em diversas atividades da agropecuária.

O cálculo dos benefícios econômicos partiu da identificação das tecnologias mais adotadas no estado de Minas Gerais, indicadas pelos Programas Estaduais de Pesquisa da Epamig. A projeção é de que as tecnologias avaliadas tenham gerado um impacto próximo a R$1 bilhão, o total contabilizado foi R$983.334.113,44. A análise contemplou aspectos como aumento da produtividade, expansão da área de cultivo, redução dos custos de produção e agregação de valor ao produto final.

Além de conter a metodologia de análise, a tabela explicativa dos resultados projetados e o demonstrativo do Balanço Social, o estudo apresenta dados sobre publicações, projetos de pesquisa em execução, eventos e ações de popularização da ciência oferecidos pela Epamig no período. A avaliação considera os benefícios trazidos pela adoção destas tecnologias em diferentes regiões de Minas Gerais, considerando os impactos em pequenas comunidades rurais e a abrangência para diferentes regiões do Brasil.

Portfólio Institucional

Junto com o Balanço Social 2017/2018, a Epamig lançou a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade" que apresenta casos de sucesso na aplicação de tecnologias desenvolvidas e difundidas pela Empresa, desde sua fundação em 1974. As linhas de pesquisa contemplam áreas tradicionais da agropecuária, como cafeicultura, bovinocultura e produção de lácteos, atividades emergentes como a produção de vinhos finos e a olivicultura em Minas Gerais e no Sudeste brasileiro, ações sustentáveis como o Sistema Integração Lavoura, Pecuária, Floresta e a aplicação da Metodologia ISA.

Outro destaque é a aproximação entre às práticas agroecológicas e o mercado gastronômico, caso das flores comestíveis e das hortaliças não convencionais, gerando mais alternativas para produtores e qualidade para os consumidores.

O Balanço Social Epamig 2017/2018 e a publicação "Pesquisa, Tecnologia e Sociedade" estão disponíveis para download em www.epamig.br/documentos-institucionais/

Enviar para impressão