Inscrições para o Curso de Zoneamento Ambiental Produtivo - ZAP

Inscrições para o Curso de Zoneamento Ambiental Produtivo - ZAP

Inscrição: A inscrição será feita no site da Rede Uaitec: Clique Aqui para acessar o link

Prazo: As inscrições estarão disponíveis de 14 a 22/02.

O curso tem como objetivo capacitar o aluno na aplicação e compreensão da metodologia de Zoneamento Ambiental Produtivo - ZAP.

Espera-se que, ao final, o aluno esteja apto a utilizar o ZAP para gestão territorial em suas atividades e capacitado na manipulação de camadas de informação geográfica para produzir mapas básicos com segurança, rigor técnico e autonomia.

O treinamento será realizado na modalidade semipresencial, utilizando-se das plataformas de EAD Trilhas do Saber (Semad) e Uaitec (Sedectes), tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades de fixação/testes.

Estão previstos cinco (5) encontros presenciais e duas atividades de campo ao longo do curso nas unidades UaitecLab de Viçosa, Rio Paranaíba e PLUGMINAS em Belo Horizonte para revisão do conteúdo e atividades avaliativas.

Por se tratar de um projeto piloto serão ofertadas 25 vagas para cada polo mencionado acima (75 no total). Após a inscrição no portal você receberá por e-mail um formulário de inscrição.

FIQUE ATENTO!

Todos os formulários serão avaliados por uma comissão examinadora e caso aprovados terão sua matrícula efetivada.

Público Alvo:

Técnicos de extensão rural e instituições associativas, às comunidades das bacias hidrográficas representadas pelo setor produtivo, à academia (IES e privadas), que possuam curso superior em:

Engenharias; Ambientais; Biológicas; Geociências ou áreas afins.

Conhecimentos prévio nos diversos termos técnicos utilizados, além de conhecimento no pacote Office (Word e Excel), softwares QGIS ou ArcGIS, entre outros.
Estrutura do curso:

Carga horária total: 160 horas.

Duração: 12 semanas

Modalidade: Semipresencial

Cinco (5) encontros presenciais ao longo do curso (1 a cada 15 dias) e duas atividades de campo. Os encontros e atividades acontecerão exclusivamente nos polos UAITECLAB de Viçosa, Rio Paranaíba e PLUGMINAS em Belo Horizonte.

Módulos:

Introdução ao ZAP
Introdução a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Geoprocessamento e QGIS (Básico)
Conhecendo as bases de dados oficiais disponíveis
Delimitação da (sub)bacia e de suas micro bacias junto à rede de drenagem
Disponibilidade Hídrica
Uso e Ocupação do Solo
Unidades de Paisagem
Áreas de Preservação Permanente hídricas
Síntese dos produtos do ZAP
Produção do relatório ZAP
Processo de entrega do ZAP ao Comitê Gestor
Pilotagem de Drone
Utilizando o ZAP

Início das aulas: 11/03.

Término do curso: 15/06.

O aluno receberá Certificação ao final do curso, caso aprovado.