Convênio entre Emater-MG e Ministério da Agricultura beneficia pecuaristas do semiárido mineiro

Conteúdo Principal

Convênio entre Emater-MG e Ministério da Agricultura beneficia pecuaristas do semiárido mineiro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (12/3/2019 ) – Fortalecer a pecuária leiteira no semiárido mineiro. Essa é a proposta de uma parceria entre a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Até agora já foram beneficiados 150 pecuaristas em diversos municípios, com ações voltadas para a gestão da propriedade, princípios técnicos de produção leiteira, qualidade do leite e preservação do meio ambiente.

O trabalho é desenvolvido há quatro anos. O valor investido é cerca de R$ 850 mil. O dinheiro é proveniente do Mapa e tem uma contrapartida da Emater-MG de R$ 17,1 mil. A empresa também é responsável pela prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os trabalhos são desenvolvidos em 39 municípios.

“Esse convênio demonstra o impacto da assistência técnica na produção leiteira com vistas ao aumento de renda do produtor de leite, além de introdução de tecnologias de gestão e produção sustentáveis”, diz o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Antônio Quaresma.

A parceria busca potencializar três pontos principais para impulsionar a pecuária de leite nesses municípios. Um deles é a divulgação e implantação de tecnologias. Um exemplo é o estímulo à produção de alimentos para o período seco e manejo de pastagens adaptadas ao semiárido. Outro ponto diz respeito ao melhor gerenciamento das propriedades, com um controle financeiro mais eficaz. E por último, o trabalho da parceria entre o Mapa e a Emater-MG visa orientar os produtores na preservação ambiental.

Resultados

Durante esse período do convênio já foram implantadas 25 Unidades de Construção Técnica em 23 municípios. “São unidades demonstrativas que têm por objetivo a introdução do Sistema Integração Lavoura e Pecuária”, disse Quaresma.

Foram realizadas 12 capacitações técnicas. Os treinamentos abordaram diversos temas: gestão da propriedade, manejo de pastagem, alimentação e nutrição bovina e sanidade animal. Também foram realizados 22 dias de campo sobre bovinocultura. Os eventos tiveram um público de 1.240 pessoas.

Além disso, 150 produtores recebem o acompanhamento individualizado da Emater-MG para melhorar a sua atividade. Os pecuaristas recebem orientações sobre tecnologias de gestão da propriedade e produção sustentável do leite.

Exemplo

Uma dessas unidades demonstrativas foi implantada no município de Japonvar, na propriedade de Luiz Edmar Soares Veloso. Ele é um dos pecuaristas beneficiados pelo convênio entre Mapa e Emater-MG. Segundo o pecuarista, a produção leiteira da propriedade era de 100 litros por dia. Hoje, com um número menor de vacas, são 250 litros.
Algumas ações ajudaram nessa evolução. Entre elas estão a adubação da pastagem, que não era feita, e o uso da silagem para a alimentação complementar do gado. “A nossa região é muito seca e se você não guardar comida para a seca não consegue produzir nada”, diz Luiz Veloso.

O produtor também investiu no melhoramento genético do se rebanho. Ele adquiriu um touro e vacas de genética superior da raça Girolando ¾. “Eu espero uma resposta melhor ainda quando, mais para frente, nascerem as bezerras”, concluiu o produtor.

Compartilhe via: