Secretária de Agricultura representa o governador Romeu Zema na abertura da Fenicafé

Conteúdo Principal

Secretária de Agricultura representa o governador Romeu Zema na abertura da Fenicafé

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Organizadores estimam que 20 mil visitantes participem, até amanhã, 21/03, do evento realizado em Araguari
Publicado em:

 

 

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, representou o governador Romeu Zema na abertura da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), em Araguari.

 

A secretária destacou a importância do município, que, segundo dados da Emater-MG, possui 15 mil hectares irrigados de café. Falou também sobre os baixos preços praticados no mercado internacional, fato recorrente na atividade agropecuária, especialmente para as commodities. E, diante deste cenário, chamou a atenção para a necessidade de contínua busca da competitividade.

 

“Neste ambiente em que predomina o arrojo da iniciativa privada, cabe ao governo oferecer ferramentas para apoiar a atividade. Esse apoio se materializa em diversos programas e políticas, como o bem-sucedido programa de certificação de propriedades cafeeiras, o Certifica Minas Café, já reconhecido internacionalmente. Está disponível, também, a todos os interessados o ‘Mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais’”, citou a gestora da pasta da Agricultura.

 

Este mapeamento possibilita conhecer com maior precisão o tamanho da área de produção, sua distribuição espacial e os atributos dos cafés de Minas, indicadores fundamentais na proposição de outras políticas pelos gestores públicos e que traz maior segurança para os diversos segmentos do café em suas ações negociais.

 

O significativo avanço da qualidade do café produzido no estado também foi lembrado por Ana Valentini. A resolução 028, ação conjunta das Secretarias de Agricultura, Saúde e Planejamento e Gestão, demonstra o efetivo apoio do governo ao consumo deste produto tão apreciado pelos mineiros. A resolução recomenda aos diversos setores da administração pública do estado a aquisição, por licitação, de cafés com qualidade nota 73 ou acima, os chamados cafés gourmet, como forma de desenvolver e disseminar a cultura de consumo de um bom café.

 

Participaram da cerimônia o anfitrião do evento, Cláudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari; o deputado federal Zé Vitor; o deputado estadual Raul Belém, o prefeito do município, Marcos Coelho de Carvalho, e representantes de diversas organizações do setor.

Imagem removida.

 

Evento

 

A Fenicafé é realizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) desde 1995, e neste ano faz um convite para que o participante “Conecte-se ao Futuro da Cafeicultura”, considerando que a tecnologia da cafeicultura irrigada tem trazido ganhos significativos para o setor. A feira é campo fértil para quem busca informações sobre novas ferramentas para potencializar a qualidade na produção.

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar as tendências de cultivo, plantio, manejo e colheita da cafeicultura irrigada, e também visitar os estandes de grandes marcas de equipamentos.

Integram a programação do evento o XXIV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a XXII Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XXI Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

Compartilhe via: