Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura no Cerrado Mineiro foca na Redução de Custos

Conteúdo Principal

Encontro de Inovação e Tecnologia para a Cafeicultura no Cerrado Mineiro foca na Redução de Custos

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Os participantes podem ter um gesto solidário com a doação de um quilo de alimento não perecível
Publicado em:

 PATROCÍNIO (25/3/2019) – A Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Fundaccer e a Epamig realizam no dia 9 de maio, em Patrocínio, mais uma edição do Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro. O evento, que será realizado no Centro de Excelência do Café, no Campo Experimental da Epamig, tem como foco o uso das "Tecnologias para Redução de Custos na Cafeicultura".

O formato que mescla dia de campo, salas temáticas e painel tem sido aprovado pelos produtores, que dessa maneira têm a oportunidade de ouvir grandes pesquisadores e especialistas que transmitem de maneira prática o resultado das pesquisas, voltadas para as características e particularidades da cafeicultura no Cerrado Mineiro.

Mais de 1200 pessoas participaram das três edições anteriores do evento. Pautas como Clima, Qualidade e Sustentabilidade já tiveram destaque no Encontro que se tornou tradicional do calendário de eventos do Cerrado Mineiro. Na edição de 2016, uma cultivar de café adaptada ao Cerrado Mineiro foi lançada aos produtores, trata-se da MGS Paraíso 2, cultivar com grande aptidão para produção de cafés especiais. Em 2017, a cultivar MGS Ametista, também adaptada ao terroir do Cerrado Mineiro, foi apresentada com sendo altamente produtiva e resistente à ferrugem do café.

Segundo o pesquisador da Epamig Gladyston Rodrigues Carvalho, o Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro cumpre um papel importante de aproximar os pesquisadores do principal público interessado, que é o produtor, proporcionado a troca de informações e conhecimentos. “Muitos resultados, como as cultivares adaptadas as condições do Cerrado Mineiro foram apresentadas aos produtores, que puderam ter contato direto com as plantas. O Encontro conecta grandes nomes da pesquisa aos produtores de maneira direta”, observa.

“A Fundaccer como braço da pesquisa da Federação dos Cafeicultores do Cerrado tem um papel fundamental de ouvir as demandas dos produtores e buscar especialistas e estudos que possam atender a essas demandas de maneira prática, trazendo resultados eficientes para o cafeicultor”, acrescentou João Paulo Felicori Carvalho, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundaccer.

Encontro Solidário

A entrada no Encontro de Inovação e Tecnologia para Cafeicultura no Cerrado Mineiro é gratuita, mas os participantes podem ter um gesto solidário com a doção de um quilo de alimento não perecível, exceto óleo de cozinha, durante o credenciamento. Os alimentos serão doados a Casa do Idoso São Vicente de Paulo, em Patrocínio.

O credenciamento para as estações de campo pode ser feito no dia do evento, a partir das 7h30. Para as atividades da tarde, ou seja, as salas temáticas e o painel as inscrições devem ser feitas, previamente, na Federação dos Cafeicultores do Cerrado pelo e-mail comunicacao@cerradomineiro.org ou pelo telefone (34) 3831-2096. 

Nesta edição a empresa Bayer continua com a Patrocinadora Oficial e o SicoobCoopacredi é patrocinador. O evento conta ainda com o apoio da Emater-MG, Consórcio Pesquisa Café, Unicerp, Sebrae, Fapemig, CNPq, INCT Café, Uniube e Celeiro Fazu.

Texto: Federação dos Cafeicultores do Cerrado (com adaptações)

Compartilhe via: