Paulo Brant discute ações do Estado para atendimento às famílias vítimas do rompimento da barragem, em Brumadinho

Conteúdo Principal

Paulo Brant discute ações do Estado para atendimento às famílias vítimas do rompimento da barragem, em Brumadinho

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Encontro reuniu lideranças comunitárias e moradores; governador em exercício pontuou necessidade de fomentar e reconstruir economia local
Publicado em:

O governador em exercício de Minas Gerais, Paulo Brant, reuniu-se nesta segunda-feira (8/4), em Brumadinho, com representantes de associações de moradores, lideranças regionais e secretários de Estado para tratar das ações desenvolvidas pela gestão estadual para reduzir o impacto causado pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão.

Reunido com moradores e familiares especialmente das comunidades mais atingidas, Paulo Brant destacou a atuação do governo mineiro em prol da cidade. Ele citou a criação do Comitê Gestor pró-Brumadinho, que visa de forma integrada diagnosticar os impactos socioeconômicos e ambientais causados pelo rompimento da barragem para estabelecer as ações necessárias para recuperar a região. Também foi destacada a necessidade de fomentar a economia local.

“Desde o primeiro momento o governo se envolveu integralmente no apoio a Brumadinho. Temos absoluta consciência que o tratamento dado durante a tragédia de Mariana não foi o mais adequado. O governo tem feito uma série de ações. É fundamental que a gente trate da reconstrução da economia da cidade. Isso está sendo feito. Criamos um Comitê Pró-Brumadinho, que envolve as secretarias de Estado. Estamos tratando de propostas para que a gente possa reforçar a economia local. Estamos absolutamente empenhados”, afirmou, citando como exemplo a importância do Museu Inhotim para a economia local.

Ainda segundo o governador em exercício, ouvir a comunidade é passo primordial para garantir que o governo atue em prol dos atingidos. “Recebemos hoje sugestões interessantes no sentido de interagir mais com as comunidades, com a prefeitura, para no menor espaço de tempo reconstruir a cidade e a sua rotina. Esse é um compromisso nosso, de governo, faremos o que pudermos”, completou.

Ações

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, relatou alguns pontos de atuação da pasta para o atendimento aos moradores. Além do cadastramento de famílias, ela citou a liberação do pagamento adiantado do Piso Mineiro de Assistência Social ao município.

“Brumadinho recebeu a verba dos últimos 24 meses e adiantamos todo o valor relativo ao ano de 2019”, explicou. Também no sentido de valorizar a economia local e gerar oportunidades aos atingidos, a secretaria tem realizado trabalho de orientação profissional sobre o mercado de trabalho, quando o Sistema Nacional de Emprego (Sine) já intermediou mais de 300 empregos. Também estão abertas inscrições para jovem-aprendiz.

O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Borges, que também acompanhou o encontro, salientou o trabalho ainda em curso das forças de segurança em Brumadinho e região.

“Posso dizer que sabemos e sentimos a dor de cada um dos senhores. Posso atestar o esforço, dedicação, entrega e vontade de ajudar cada uma das vítimas atingidas por esse desastre. Permanecemos trabalhando. Passada a fase de salvamento, resgate, da identificação de pessoas, que tem sido um esforço enorme do IML, está sendo feito um trabalho para ações de indenização movidas pela Advocacia-Geral do Estado de dar resposta mais rápida para as famílias. O que o Estado pode fazer, tem sido feito”, disse.

Já a defensora pública-geral do Estado em exercício, Luciana Leão, citou o Termo de Compromisso assinado com a Vale S. A. com o objetivo de pagamento célere de indenizações extrajudiciais, individuais ou por núcleo familiar, por danos materiais e morais aos atingidos pelo rompimento. Com a estrutura da defensoria instalada em Brumadinho, as famílias interessadas poderão procurar a instituição para aderir ao acordo.

No último dia 25 de março, quando o rompimento da barragem completou 60 dias, as forças de segurança do Estado e secretários das áreas da Saúde, Desenvolvimento Social, Ouvidoria-Geral e Advocacia-Geral de Minas Gerais apresentaram um balanço das ações executadas no local da tragédia.

Por determinação do governador Romeu Zema, além da continuidade das buscas, foi reforçado ainda o atendimento de saúde e psicológico das famílias. O Governo de Minas também trabalha pela reparação integral dos danos socioeconômicos e ambientais ocorridos na região, assim como o ressarcimento dos custos do Estado com as operações no local.

Também participaram do encontro a presidente do Servas, Alexia Paiva; a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira; a coordenadora do Escritório de Ações Prioritárias, Luisa Barreto; o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos; o presidente da Câmara de Brumadinho, Toninho da Rifel; o presidente da Associação do Córrego do Feijão, Luciano Lopes; o presidente da Associação do Parque da Cachoeira, Adilson Ramos; entre outras lideranças.

Crédito da foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Compartilhe via: