BELO HORIZONTE (9/4/2019) - A Expocafé chega, em 2019, a sua 22º edição, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas. A programação técnica terá início no dia 14 de maio com a realização do 10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira.

A um mês do evento, a comercialização dos estandes iniciada em novembro de 2018, está em fase de finalização. Pela 3ª edição consecutiva, a Expocafé vai contar com mais de 150 expositores, sendo que, algumas empresas demandaram a compra de mais estandes ou solicitaram aumento do próprio estande.

Uma novidade que agradou aos expositores foi a forma de negociação dos estandes, feita totalmente online. "A plataforma apresenta um pacote de serviços que automatiza e facilita toda a tramitação documental, inclusive de assinaturas, e tem sido vista com bons olhos pelos expositores", conta Antônio Nunes, coordenador de negócios do evento.

Antônio avalia o processo atual e a adesão dos expositores. "Tivemos diferentes momentos de expectativa na negociação. Algumas fusões empresariais fizeram com que confirmações demorassem a ser definidas. Após o Carnaval houve um reaquecimento. O número de estreantes é superior a 20 empresas e teremos também o retorno de expositores que participaram em edições anteriores’’.

Entre os estreantes na edição 2019 da Expocafé, está a Amvolt - empresa de energia solar e sistemas elétricos -, que montará uma micro usina solar fotovoltaica e soluções de proteção elétrica voltadas para sistemas elétricos rurais. Também em sua primeira participação a Experimental Teste Agrícola, traz a técnica de pulverização aérea em lavouras cafeeiras com drone. As expectativas da empresa são boas, “espero demonstrar todas as vantagens do emprego do drone nas aplicações agrícolas de herbicidas, inseticidas, fungicidas e adubos foliares pulverizações aéreas”, pontua Wagner Melo, proprietário e diretor comercial.