Nova diretoria executiva da Emater-MG toma posse em Belo Horizonte

Conteúdo Principal

Nova diretoria executiva da Emater-MG toma posse em Belo Horizonte

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE (17/4/2019) - O agrônomo Gustavo Laterza é o novo diretor-presidente da Emater-MG. A nomeação foi publicada ontem (16/4), no Diário Oficial de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (17/4), ocorreu a posse da nova diretoria, na sede da empresa, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, Gustavo Laterza garantiu o empenho da Emater para levar assistência técnica de qualidade aos agricultores, ampliar e firmar novas parcerias e fortalecer a agropecuária mineira.

Os membros da nova diretoria foram empossados pelo Conselho Administrativo da empresa. Além do diretor-presidente, tomaram posse o diretor técnico, Feliciano Nogueira, e o diretor administrativo e financeiro, Cláudio Bortolini. A reitora da Universidade Federal de Viçosa e presidente do Conselho Administrativo, Nilda de Fátima Soares, destacou a importância da nova diretoria da Emater-MG ser composta por funcionários de carreira.

“São pessoas que têm uma trajetória de conhecimento em diferentes partes do estado, com experiência adquirida dentro da própria Emater. Com certeza, eles terão um olhar muito preciso para as ações necessárias para ajudar o nosso povo mineiro”, disse.

Gustavo Laterza afirmou que vai trabalhar para manter a empresa como braço-forte do Governo de Minas Gerais no desenvolvimento de políticas pública rurais. Segundo ele, haverá também uma atenção especial para a valorização do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos municípios e produtores.

O diretor-presidente lembrou, ainda, a importância da capacitação técnica dos profissionais da Emater-MG e de fazer uma gestão baseada em boas práticas administrativas e com o auxílio das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI).

“Vamos procurar, juntamente com a Secretaria de Agricultura, IMA, Epamig e demais parceiros, construir uma agenda positiva de trabalho para potencializar o serviço de Ater no campo e, assim, melhorar a nossa atuação e dedicação junto ao setor agropecuário”, diz Laterza.

Experiência

Gustavo Laterza é natural de Uberaba, graduado em Agronomia pelas Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Possui especialização em “Gestão – Ênfase em Negócios”, pela Fundação Dom Cabral, e em “Informática na Agropecuária”, pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, cursa especialização em “Gestão Pública”, pela Universidade Federal de Uberlândia.

Desde 1997 na Emater–MG, exerceu as funções de extensionista agropecuário, coordenador técnico regional de pecuária e gerente da Unidade Regional da Emater-MG em Uberaba. É presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Edilson Lamartine Mendes – Museu do Zebu, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e diretor do Conselho Deliberativo da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias). Foi conselheiro fiscal da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro (Certrim) e coordenador do curso de Tecnólogo em Agronegócio pela Fazu. Em 2015, recebeu homenagem do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pelos relevantes serviços prestados ao setor agropecuário. Em 2018, recebeu o reconhecimento “Mérito Agropecuário”, concedido pela Câmara Municipal de Uberaba.   

Feliciano Nogueira, natural de Piumhi, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui mestrado em Zootecnia, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e especializações pela Universidade Federal de Lavras. Ingressou na Emater–MG em 1986 como extensionista agropecuário. Em 2006, integrou comitiva brasileira em viagem à África para estruturar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural em Angola e São Tomé e Príncipe. Atuou como coordenador técnico regional e estadual de bovinocultura e gerente do Departamento Técnico da Emater-MG. Participou da equipe técnica de Planejamento Estratégico da Emater–MG e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), da equipe para construção da “Agenda Estratégica 2015–2030” da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e colaborou para o documento “Projeções do Agronegócio em Minas Gerais – Leite”. Foi relator da Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do Conselho Estadual de Política Agrícola e representante da Asbraer na Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde fevereiro de 2017, na Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, ocupava o cargo de assessor especial.

Cláudio Bortolini é natural de Amparo (SP). É engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e técnico em Agropecuária. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos e especializações em “Engenharia Sanitária e Meio Ambiente” e em “Cafeicultura Empresarial”. Desde 1997 na Emater–MG, atuou como extensionista agropecuário, coordenador técnico estadual e gerente da Divisão de Programas Especiais do Departamento Técnico. Posteriormente, foi gerente do citado Departamento e do Departamento de Projetos e Gestão Estratégica. Em 2012, integrou comitiva mineira em Missão Técnica Internacional ao Japão, iniciativa do Projeto de Desenvolvimento da Fruticultura e Melhoria da Qualidade das Frutas no Projeto Jaíba. Recentemente ocupava o cargo de gerente do Departamento de Projetos e Gestão Estratégica da Emater-MG.

Conselho Administrativo da Emater-MG

O Conselho de Administração é um órgão de orientação superior das atividades e com funções deliberativas, administrando os rumos da empresa com a diretoria executiva. É composto por seis membros, sendo um indicado pelo cotista minoritário da Emater-MG, a Embrapa, e os outros cinco indicados pelo cotista majoritário, o Governo de Minas Gerais. O mandato é de dois anos, podendo ser reconduzido por até três vezes. Os membros do conselho são o diretor-superintendente Sebrae, Afonso Maria Rocha, o superintendente técnico da Faemg, Altino Rodrigues Neto, o assessor da presidência da Embrapa, Kepler Euclides Filho, a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, a produtora rural, Paula Assis Nascentes Coelho, e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

Compartilhe via: