Expozebu comemora 100º aniversário da ABCZ

Conteúdo Principal

Expozebu comemora 100º aniversário da ABCZ

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Abertura da feira, considerada maior vitrine das raças zebuínas do país, contou com a participação da secretária de Agricultura, Ana Valentini
Publicado em:

UBERABA (27/04/2019) - A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, representou o governador Romeu Zema na solenidade de abertura da 85ª Expozebu, realizada neste sábado (27/4), no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba. Considerada a maior vitrine das raças zebuínas, que representam mais de 80% do rebanho bovino nacional, esta edição da Expozebu comemora o centenário da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Destacando a importância do evento no calendário agropecuário nacional, a secretária Ana Valentini parabenizou a associação de criadores pelo trabalho que a tornou referência mundial em genética das raças zebuínas. “Poucas são as organizações que chegam aos 100 anos, e mais raras ainda são aquelas que, como a ABCZ, apostam na inovação, preservando sua história e os valores que a colocaram em posição de destaque”.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, representou o presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que o Brasil é o país que mais pode crescer na agropecuária mundial, levando não apenas aos 210 milhões de brasileiros, mas para mais de 160 países do mundo, alimentos de qualidade, seguros e produzidos de forma respeitosa ao meio ambiente. Ela também falou sobre a importância da pesquisa e da assistência técnica. “A assistência técnica precisa de recursos. Por isso, estamos buscando uma série de convênios para intensificar este trabalho, de forma que o governo federal possa ser o indutor e os estados os responsáveis pelo direcionamento das ações. Minas Gerais tem uma posição diferenciada, porque aqui temos uma Emater e uma Epamig fortes”, elogiou.

Imagem removida.

Ana Valentini disse que está confiante na parceria com o governo federal. “A ministra se colocou à disposição para nos ajudar. Vamos buscar recursos e convênios para investir na pesquisa e na assistência técnica do nosso estado, e também para as ações do Instituto Mineiro de Agropecuária, que são extremamente importantes para assegurar a qualidade dos nossos produtos. Acreditamos que não tem outro caminho para o aumento da produtividade que não seja levar tecnologia para os produtores, principalmente para os da agricultura familiar.”

Programação do Governo de Minas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas instituições vinculadas, tem ampla programação durante o evento. A Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, em sua segunda edição, tem o apoio da Emater-MG, que mobilizou 20 produtores para a divulgação e comercialização de produtos da agricultura familiar. A feira está montada no Pavilhão Multiuso, no parque de exposições, onde o público poderá adquirir produtos como cachaça, queijos, doces e farinhas. No espaço, a Epamig também vai promover cursos e degustação comentada de café e vinhos, além de uma oficina culinária de soja especial para alimentação humana. Serão disponibilizadas 30 vagas em cada curso e as inscrições serão feitas no local.

No período de 29 de abril a 3 de maio, a Epamig realiza o 3º Shopping Gir Leiteiro com visita técnica guiada no campo experimental da instituição mineira de pesquisa, em Uberaba, onde pesquisadores e vaqueiros estarão à disposição do produtor para o esclarecimento de dúvidas. No Shopping Gir Leiteiro da Epamig, serão ofertados 31 animais, 25 matrizes e seis reprodutores, de alto valor genético, adaptados às condições tropicais e aprovados em testes de progênie. As vacas e novilhas são fruto de mais de 60 anos de avaliações zootécnicas criteriosas para produção de leite, rusticidade, fertilidade e comportamento.

Fiscalização do rebanho

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o responsável pela fiscalização de toda a parte sanitária do evento. Na entrada dos animais, o órgão faz a vistoria e confere os documentos sanitários exigidos para participação em eventos pecuários.

Como parte da cerimônia de abertura, a secretária de Estado Ana Valentini e a ministra Tereza Cristina realizaram a vacinação de um animal contra a febre aftosa, simbolizando o lançamento da campanha contra a doença no estado, que começa oficialmente em Minas no dia 1° de maio.

Programa de Melhoria das Pastagens

Ainda dentro da programação da Expozebu, será feito, no domingo (28/4), o lançamento de um programa de melhoria de pastagens que conta com a parceria da Emater-MG e Epamig. A iniciativa tem o objetivo estimular a produção sustentável por meio da integração das atividades pecuárias, agrícolas e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, sucessão ou rotação. A solenidade será realizada às 9h, na sede da ABCZ, no Parque de Exposição Fernando Costa.

Os vários tipos de sistemas de integração lavoura-pecuária são considerados boas alternativas para reverter o quadro de degradação de pastagens, um dos principais sinais da baixa sustentabilidade da pecuária nas diferentes regiões brasileiras.

Homenagem

As instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura - Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) - serão homenageadas, na terça-feira (30/04), com a moção “Reconhecimento ABCZ 100 Anos”, como entidades parceiras na construção dessa história de longevidade e sucesso em prol da pecuária bovina mineira.

Exemplo bem-sucedido de parceria com a iniciativa privada, o Pró-Genética é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Emater-MG, Epamig e IMA, com o apoio das associações de criadores, agentes financeiros, sindicatos, cooperativas e prefeituras. Em cada município, o programa é realizado por meio de feiras ou leilões, onde são ofertados touros e matrizes geneticamente superiores. Os produtores interessados negociam, nestes eventos, diretamente com os criadores e vendedores.

Em mais de uma década, foram realizados cerca de 500 eventos, entre feiras e leilões do Pró-Genética em todo o estado. Mais de 14 mil produtores participaram do programa e foram gerados mais de 960 mil animais geneticamente melhorados para o abate.

A feira

Além de histórica, esta edição da Expozebu tem a expectativa de superar em público e movimentação financeira os números alcançados em 2018. Neste ano, o evento deve reunir cerca de 280 mil pessoas, com crescimento de 20% em relação ano passado, e alcançar faturamento de R$ 200 milhões (ante os R$ 176 milhões da edição anterior). Estão programados 35 leilões e shoppings de venda direta de animais, além dos julgamentos de raças, concursos leiteiros e outras atividades técnicas. Mais de 2 mil animais passarão pelo Parque Fernando Costa na semana do evento.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura da 85ª Expozebu o anfitrião da feira, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ; Iara Marques, presidente das Comissões ABCZ Mulher e Zebu do Bem; Paulo Piau, prefeito de Uberaba; embaixadores de 15 países, senadores, deputados federais e deputados estaduais, entre outras autoridades.

Compartilhe via: