Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade e quantidade de água dos mananciais mineiros

Conteúdo Principal

Emater e Copasa firmam parceria para aumentar qualidade e quantidade de água dos mananciais mineiros

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Investimento será de R$ 1,2 milhão em ações de recuperação e preservação ambiental
Publicado em:

BELO HORIZONTE (10/5/2019) - Um convênio firmado neste ano entre a Emater-MG e a Copasa irá intensificar as ações do Programa Pró-Mananciais. O acordo prevê um investimento de R$ 1,2 milhão em iniciativas de conservação ambiental em 169 municípios, abrangendo diversas bacias hidrográficas em todo o estado de Minas Gerais.

O objetivo é melhorar a qualidade e quantidade de água nos mananciais que servem para captação do sistema de abastecimento operado pela Copasa. “Várias das ações são feitas para melhorar o processo de infiltração no terreno, entre elas a construção de barraginhas, recuperação de estradas vicinais e uso do solo de maneira adequada. Com maior infiltração, haverá mais água nos períodos de maior estiagem”, afirma o assessor técnico da presidência da Copasa, João Bosco Senra.

Ele explica que o programa trabalha também com mudança de cultura da comunidade, incentivando práticas de agricultura orgânica, proteção de nascentes e matas ciliares, além da retirada dos esgotos dos cursos de água, tanto o doméstico quanto os dejetos de animais.

O convênio com a Emater-MG tem duas metas. A primeira delas é a elaboração de um diagnóstico ambiental das propriedades rurais. “Será feito um relatório de cada propriedade visitada, indicando todos os passivos ambientais e quantificando comprimento de cercas necessárias para isolar as Áreas de Preservação Permanente (APP), além da quantidade de mudas, bacias de captação de água, curvas de nível e quais os trechos para adequação de estrada rural”, diz o gestor do programa na Emater-MG, Ivaldo Boggione.

De acordo com o gestor, a outra meta é voltada para capacitações. Uma delas será em “Técnicas de Conservação da Água e do Solo”. O público participante será formado por operadores de máquinas das localidades envolvidas, técnicos da Copasa e Emater. Outra capacitação será destinada aos residentes das microbacias, com temas escolhidos pelos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia). Os assuntos a serem abordados geralmente são sobre produção orgânica, criação de pequenos animais e saneamento rural utilizando a tecnologia de tanque de evapotranspiração (Tevap). Este sistema retém a parte sólida dos resíduos em um sistema fechado e permite a evaporação da água.

O assessor técnico da Copasa afirma que a expectativa com a parceria é melhorar a qualidade dos trabalhos do Pró-Mananciais.  “A Emater tem uma experiência reconhecida há anos no estado de Minas e é referência no Brasil. A expectativa é qualificar ainda mais o trabalho, além de desenvolver outras ações em que a Emater pode contribuir no processo de desenvolvimento da agroecologia”.

Compartilhe via: