Expocafé 2019 começa nesta quarta-feira (15)

Conteúdo Principal

Expocafé 2019 começa nesta quarta-feira (15)

Submitted by Anônimo (não verificado) on
O evento, que chega a sua 22ª edição, conta com uma programação técnica diversificada
Publicado em:

(Belo Horizonte, 13/5/2019) A Expocafé 2019 começa na próxima quarta-feira 15 de maio, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, em Três Pontas. O evento, que chega a sua 22ª edição, conta com uma programação técnica diversificada.

Nesta terça-feira (14), será realizado o 10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira com o tema Energia e o trabalho mecanizado. Durante o evento, o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Cafeicultura da Epamig, César Botelho, falará sobre a evolução da produtividade da cafeicultura arábica no Brasil, a utilização de cultivares melhorada, a evolução do espaçamento e podas em cafeeiro. O bolsista Thiago Reis, que atua com o pesquisador da Epamig Paulo Gontijo, ministrará sobre a construção de fertilidade, nutrição e preparo do solo para a cafeicultura sustentável. O Simpósio é exclusivo para participantes previamente inscritos.

No dia 15 de maio (quarta-feira), a Expocafé será aberta ao público de 8h às 18h. No estande da Epamig, além de degustar os cafés das variedades Catiguá MG 2, Aranãs e MGS Paraíso 2, os visitantes participarão de plantões técnicos sobre controle de pragas e doenças no cafeeiro.

Nos dias 15 e 16 de maio, no Parque Cafeeiro do Campo Experimental da Epamig serão realizadas as dinâmicas de máquinas. Oportunidade para os cafeicultores obterem dicas técnicas de pesquisadores e extensionistas e de conhecerem na prática o funcionamento de equipamentos para a lavoura cafeeira, demonstrados pelos próprios fabricantes e/ou fornecedores. A Epamig contará com duas estações de campo, que vão abordar o descascamento do café verde e a cultivar Paraíso H419-1, resistência à ferrugem e o histórico da produtividade.

O 1º Simpósio Cafeicultura Sustentável, promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com a Epamig, será uma das novidades do evento. Destinado a participantes previamente inscritos, o Simpósio acontece nos dias 15 e 16 de maio, com palestras sobre temas referentes à sustentabilidade da atividade.

A palestra “Controle biológico de doenças de plantas’’, terá como debatedora a pesquisadora da Epamig de Lavras, Sara Chalfoun, que irá falar sobre a oportunidade da inserção do controle biológico de pragas, doenças e fungos na cafeicultura. Sara ressalta que o crescimento da exigência dos consumidores pela qualidade do produto final é um fator positivo que vai incrementar a importância do controle.

Outra novidade que será apresentada nos dias do evento é o protótipo de fornalha à lenha para secagem do café, que tem como diferencial a queima dos gases que compõem a fumaça, apresentando maior eficiência energética e com maior intervalo de reposição de lenha na câmara de combustão que as fornalhas atualmente disponibilizadas no mercado, o que faz com que a qualidade do café e a saúde dos trabalhadores não sejam comprometidas. O protótipo, construído em aço inox, é mais resistente às altas temperaturas.

Mais informações sobre a programação:
Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira: http://www.expocafeoficial.com.br/simposio
Dinâmica de Máquinas: http://www.expocafeoficial.com.br/dinamica-de-maquinas/
Simpósio de Cafeicultura Sustentável: http://www.expocafeoficial.com.br/simposio-cafeicultura-sustentavel/
Atendimento à imprensa (35) 98844-4916 e (35) 98703-2641.

10º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Dia: 14 de maio, de 8h às 18h

EXPOCAFÉ 2019
Dia: 15 a 17 de maio, de 8h às 18h - Entrada gratuita
Local: Campo Experimental da EPAMIG em Três Pontas - Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, km 06 - Zona Rural
Informações: http://www.expocafeoficial.com.br/ 

Compartilhe via: