Paulo Brant participa de posse da AMM

Paulo Brant participa de posse da AMM

Desenvolvimento econômico do Estado foi um dos temas abordados pelo governador em exercício no 36º Congresso Mineiro de Municípios

O governador em exercício Paulo Brant participou, na quarta-feira (15/5), da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), ocorrida durante a 36ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. O prefeito de Moema, Julvan Lacerda, comandará novamente a instituição pelos próximos dois anos.

Em discurso aos prefeitos, Paulo Brant ressaltou o trabalho desenvolvido pela atual gestão, com o objetivo de retomar o desenvolvimento econômico e transformar Minas no melhor Estado para se empreender no Brasil.

“A participação dos prefeitos e municípios é fundamental. Precisamos criar ambiente amigável, fazer com que empreender seja amigável, e internacionalizar Minas, que tem toda a condição para isso. Acreditamos que as soluções precisam ser buscadas de forma descentralizada, junto aos municípios”, declarou Brant, citando também como ações da atual gestão a prestação de serviços públicos de melhor qualidade para a população e o resgate da capacidade do Estado de honrar compromissos.

Sobre a relação com os municípios, Brant destacou o federalismo como essencial para melhorar a situação econômica enfrentada pelos prefeitos. “Nos últimos anos, houve centralização do poder nas mãos da União e isso está hoje no limite, tornando-se um empecilho. É preciso resgatar o federalismo, o poder dos prefeitos, dos governadores”, afirmou. Em seu discurso o governador em exercício elogiou a atuação da AMM na consolidação do acordo entre o Governo de Minas e os municípios mineiros para a quitação dos repasses deixados em atraso pela administração passada.

O presidente da AMM, Julvan Lacerda, também relembrou a assinatura do acordo histórico entre governo mineiro e municípios e ressaltou a postura adotada pela atual gestão no relacionamento com os prefeitos. “Espero, e acredito, que esse atual governo, pelo que já tem mostrado, vai se comportar diferente do governo passado e vamos poder dar as mãos para reconstruir o nosso Estado, que foi dilacerado”, avaliou.

Atualmente, a AMM tem 703 municípios filiados, um recorde desde a sua criação. Foram eleitos 44 prefeitos para a direção da instituição no biênio 2019-2021.Também participaram da solenidade a secretária de Agricultura, Ana Valentini; o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte; o diretor-presidente da Emater, Gustavo Laterza; o defensor público geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio; lideranças políticas e empresariais.

Crédito foto: Renato Cobucci/Imprensa-MG