Secretaria de Agricultura vai reivindicar alteração do status fitossanitário do limão

Conteúdo Principal

Secretaria de Agricultura vai reivindicar alteração do status fitossanitário do limão

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Sul de Minas vai dar um salto na produção
Publicado em:

 

Produtores de limão de São Paulo estiveram reunidos com a secretária da Agricultura MG, Ana Valentini, para apresentar projetos de investimento na produção de limão em Paraguaçu, no Sul de Minas. Depois de pesquisarem várias regiões, escolheram o Sul de Minas devido às boas condições climáticas da região.

Os produtores Carlos Andrade e Aline Andrade, pai e filha, adquiriram uma propriedade de 700 hectares (ha) e já plantaram 300 ha com limão. Os produtores exportam para vários países e buscam em Minas a expansão dos negócios.

Durante o encontro, reivindicaram junto à secretária uma atenção especial para que seja alterado o status fitossanitário de Minas Gerais, atualmente declarado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) como Área sob Erradicação. Essa classificação impede a exportação de lima ácida (limão) produzida de forma orgânica.

Ana Valentini assegurou que todas as providências estão sendo tomadas pela Secretaria de Agricultura e pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no sentido de que Minas continue sem ocorrência de cancro cítrico.

A secretária se comprometeu a encaminhar um documento ao Mapa reivindicando, não apenas para o Sul de Minas, mas para que todo o estado seja declarado com o status fitossanitário para cancro cítrico como Área Livre de Praga (ALP).

Ana Valentini destacou a importância de trazer mais investimentos para Minas. “Estamos preparados para receber novos investimentos em nosso setor. Para isso, vamos destravar todos os gargalos que possam existir para facilitar a vida de quem quer investir e gerar empregos em Minas. Neste caso, vamos propor ações junto ao Mapa para buscarmos atendimento às nossas reivindicações, pois no que depender do IMA e da Seapa será dado todo apoio necessário”, declarou.

Participaram do encontro o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o diretor geral do IMA Thales Fernandes, o prefeito de Paraguaçu, Netinho, além dos produtores e técnicos do IMA.

Imagem removida.

Produção

A produção mineira de limão, no ano de 2017, foi de 48 mil toneladas, o que representou 3,7% da produção nacional. Naquele ano, o estado ocupou a quarta colocação do ranking brasileiro. A área cultivada foi de 2,7 mil hectares, com produtividade de 18 mil kg/ha. O Sul de Minas possui uma das maiores produtividades do estado, com cerca de 25 mil kg/ha e uma produção de 4,5 mil toneladas (9,3% da participação nacional) para uma área de 177 hectares.

O Norte de Minas sustentou-se na primeira colocação entre as principais regiões produtoras mineiras (66,7%), seguido do Triângulo Mineiro (16%), Sul de Minas (9,3%), Rio Doce (2,4%) e Central (1,6%). As demais regiões representaram 3,6%.

Os cinco principais municípios produtores são Matias Cardoso, Jaíba, Iturama, Botelhos e Janaúba. Juntos, representam 86,3% da produção estadual.

No ano passado, as exportações mineiras alcançaram US$1,6 milhão. Os principais países compradores foram Holanda, Reino Unido. Bélgica, Portugal e Emirados Árabes Unidos.

Compartilhe via: