Secretária Ana Valentini compartilha sua trajetória em fórum internacional de líderes femininas

Conteúdo Principal

Secretária Ana Valentini compartilha sua trajetória em fórum internacional de líderes femininas

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Evento da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa foi realizado nesta segunda-feira (3/6), em São Paulo
Publicado em:

A força feminina para empreender e liderar está cada vez mais evidente no mercado de trabalho, e este movimento vem ganhando projeção também na política. Entre os empresários que iniciam negócios no Brasil, 51,5% são mulheres, aponta o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Para aumentar a troca de informação e conhecimento sobre esta nova configuração de cenário, a Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FME CE-CPLP) realizou, nesta segunda-feira (3/6), em São Paulo, o fórum internacional “10 Mulheres que Você Precisa Ouvir”.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, é a primeira mulher na história do governo de Minas Gerais a responder pela pasta, e falou sobre sua trajetória e a experiência que está vivendo para um público de mais de mais de 100 pessoas, de cinco nacionalidades.

Mineira de Capitólio e filha de produtores rurais, Ana viu como um dos motivos para cursar engenharia florestal a oportunidade de permanecer conectada ao setor rural. Com especializações em Administração Rural e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas, a secretária iniciou sua jornada profissional na WWF Brasil, ONG internacional com atuação em áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental.

Nos anos 80, Ana Valentini e o marido integraram o Programa de Desenvolvimento do Cerrado (Prodecer), com a missão de ampliar as áreas destinadas ao cultivo de soja no Brasil, momento em que o casal conseguiu realizar o sonho de comprar uma propriedade rural.

Por sua atuação destacada, ela se tornou presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor). A organização que, inicialmente, contava com o apoio de nove famílias, em seis meses já contabilizava 300 associados em 14 municípios. Com a visibilidade regional e nacional que atraiu, Ana foi selecionada entre 17 currículos para comandar a Secretaria de Agricultura.

“Somos um estado muito forte na agricultura, os maiores produtores em várias culturas, e uma das minhas metas é trabalhar o fortalecimento da agricultura familiar. É preciso que o produtor se conscientize de que ele é um empresário rural, independentemente do tamanho do seu negócio, e que, portanto, precisa investir em gestão para aumentar a eficiência e rentabilidade da sua empresa”, pontuou.

A vice-presidente Brasil da FME CE-CPLP e diretora executiva dos canais por assinatura do Grupo Bandeirantes, Monica Monteiro, explicou que trazer a participação de líderes do agronegócio para o evento é extremamente importante para promover a troca entre os países de língua portuguesa.

“Realizamos rodadas de negócios para estimular os pequenos agricultores que querem vender para o continente africano e também para os africanos que querem investir no Brasil. A agricultura é uma das nossas pautas, até porque todos os países que compõem a África são agrícolas, assim como grande parte do território brasileiro”, observou.

Além da rodada de compartilhamento de experiências, a programação do fórum contou com painéis que discutiram oportunidades e obstáculos para mulheres empreendedoras, e o papel da mulher como promotora de negócios para o desenvolvimento social e econômico.

As apresentações foram mediadas pela jornalista Astrid Fontenelle. Participaram nomes de peso, como, por exemplo, Sarah Masasi, CEO e fundadora de várias empresas na Tanzânia, nos segmentos de energia, mineração e agro-processamento; Viveka Kaitila, presidente e CEO da GE Brasil; Daniela Mignani, diretora do Canal GNT; Nina Silva, sócia-fundadora do Movimento Black Money, eleita pela revista Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil; e a sul-africana Mcdonald, diretora internacional do banco de investimento Standard Bank Group.

O Fórum

O Fórum Internacional “10 Mulheres que você Precisa Ouvir” foi criado para gerar oportunidades para as mulheres e valorizar suas capacidades. Estiveram presentes CEOs, empresárias, membros de governos e sociedade civil dos países participantes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

O evento aborda a participação feminina na indústria criativa, com foco em moda, gemas e jóias, design, tendências do mercado financeiro e do agronegócio. Seu objetivo é promover amplo debate entre empresários, mulheres empreendedoras e lideranças internacionais sobre o desenvolvimento de competências e aumento de performance em diferentes setores industriais dos países em desenvolvimento.

“Um fórum como este é uma oportunidade única para compartilhar experiências e ver que muitas mulheres estão lutando e vencendo adversidades ao redor do mundo. Conheci mulheres incríveis, foi um dia muito produtivo. Com certeza, essa troca nos fortalece, nos traz mais coragem e, também, a esperança de que a liderança feminina, em diferentes setores, contribuirá para que tenhamos um mundo mais justo”, resumiu Ana Valentini.

Compartilhe via: