Romeu Zema participa da abertura da Megaleite 2019 e destaca relevância do agronegócio para economia mineira

Governador pontuou ações de sua gestão voltadas ao setor, como a simplificação tributária e a “valorização de quem trabalha e gera empregos”

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quarta-feira (19/6), da abertura da Megaleite 2019, a principal exposição da agropecuária leiteira do Brasil, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Com a presença de representantes do setor e empresários, o governador ressaltou ações de seu governo voltadas aos produtores mineiros.

“Estamos numa feira de produtores, é importante dizer que dediquei esses primeiros meses de governo para tornar Minas Gerais um Estado mais amigo de quem trabalha. Temos uma árdua missão, estamos trabalhando para simplificarmos a parte tributária, pois Minas é o Estado mais complexo do Brasil. Simplificar a parte ambiental, preservando o meio ambiente, mas sem fazer com que se aguarde anos por uma licença ou autorização. Meu governo vai valorizar quem trabalha e gera empregos. Sei da importância do agronegócio, não só para Minas, mas para o Brasil. Meu governo vai estar ao lado de vocês. Já recebi vários representantes de entidades e estarei aberto, pois sei que nosso futuro depende do agronegócio”, afirmou Zema, aproveitando para destacar outras medidas adotadas pela sua gestão nestes primeiros seis meses e defender a aprovação da Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional.

A pecuária de leite é uma das mais destacadas riquezas econômicas e sociais de Minas Gerais. O Estado tem o segundo maior rebanho bovino do país e é o maior produtor de leite, com 9 bilhões de litros anuais, o que corresponde a 26,7% da produção nacional. Todos os 853 municípios mineiros têm atividade produtiva de leite, com cerca de 216 mil propriedades rurais.

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, que representou o governo federal no evento, destacou o potencial e a importância de Minas aumentar ainda mais sua produção leiteira. “Isso será possível com projetos que estamos desenvolvendo nacionalmente e no estado, com assistência técnica e conectividade voltada aos pequenos produtores. O Brasil é o terceiro maior produtor de leite do mundo e é possível alcançar números ainda mais extraordinários”, pontuou.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luis Carlos Rodrigues, agradeceu ao governador pelas ações voltadas ao setor. “Percebemos sua atuação voltada ao agronegócio, que é tão importante para a economia mineira”, finalizou.

Imagem removida.

Feira

A Megaleite reunirá até o próximo sábado (22/6) as principais empresas do setor e pecuaristas de vários países. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e conta com o fomento do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A programação inclui julgamentos, torneios leiteiros, leilões, feira de negócios, debates e palestras.

Também participaram da abertura a secretária de Estado de Agricultura, Ana Valentini, deputados federais e estaduais, prefeitos, empresários, agricultores, entre outras lideranças do setor.

Crédito das fotos: Gil Leonardi/Imprensa MG