(BELO HORIZONTE, 24/06/2019) - O 4º Encontro Técnico do Produtor Rural será realizado no dia 27 de junho, de 12h30 às 17h30, no Campo Experimental de Sertãozinho da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Patos de Minas. O evento vai abordar práticas agropecuárias para o cerrado, por meio de temas como adequação da criação de galinhas caipiras na pecuária leiteira, genética de precisão, melhoria do perfil de solo e sistema de irrigação para os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros.

Patos de Minas representa uma das principais bacias leiteiras de Minas Gerais, por isso, um dos destaques do evento será a estação "Gerenciamento de Custos em Sistemas de Produção de Leite", que pretende sensibilizar os produtores sobre a necessidade de gerenciar os custos de produção. “O registro de despesas, receitas e do inventário da propriedade viabiliza a aplicação da metodologia do custo operacional total, que possibilita ao produtor estimar o custo de produção, a margem bruta e a margem líquida de uma maneira simples. Esses números indicam se os produtores estão ganhando ou perdendo dinheiro na atividade de produção de leite”, explica Djalma Pelegrini, pesquisador da Epamig.

Durante o evento será inaugurado o Núcleo de Processamento de Alimentos para Pesquisa Animal. "O núcleo foi estruturado para fazer o processo de preparo e balanceamento de ração para todas as unidades da Epamig", conta Reginério Soares Faria, coordenador de Transferência e Difusão de Tecnologia da Epamig Oeste.

No encerramento do Encontro serão apresentados os resultados da quarta prova de ganho de peso de gado de corte. A expectativa é de 200 participantes, entre eles alunos do Centro Universitário de Patos de Minas e produtores rurais. O evento é uma realização da Epamig em parceria com a Emater-MG, Unipam e Prefeitura de Patos de Minas.