Tecnologias de irrigação com economia de água são testadas no Semiárido Mineiro

Conteúdo Principal

Tecnologias de irrigação com economia de água são testadas no Semiárido Mineiro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

BELO HORIZONTE  (19/6/2019) - Um experimento, realizado em parceria pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mandioca e Fruticultura), está avaliando o desempenho da irrigação com déficit hídrico em fruteiras, como bananeira e mamoeiro. No projeto, em execução no Campo Experimental de Mocabinho (Jaíba/MG), duas estratégias estão sendo testadas, a regulação do déficit de irrigação (RDI) e secamento parcial das raízes (SPR).

No secamento parcial das raízes, as mangueiras gotejadoras são trocadas de lado a cada sete (7) ou 14 dias, o que permite uma economia de água de 35% a 50%, quando comparadas ao sistema convencional. "Para as culturas testadas, a redução da lâmina d'água no processo de irrigação tem garantido os mesmos índices de produtividade ou números muito próximos dos encontrados com a lâmina de 100% da Evapotranspiração", informa o pesquisador da Epamig João Batista Ribeiro da Silva Reis.

Na regulação do déficit de irrigação, coberturas naturais, como palhas, materiais orgânicos ou de filme plástico, são utilizadas no solo como forma de reduzir a evaporação da água. Dessa forma a lâmina de irrigação também é reduzida, sem impactos na produtividade. "Quanto ao experimento do mamoeiro, especificamente, a utilização do filme plástico (mulching) já tem apresentado melhores resultados de produtividade do que a área sem a influência do mulching", comenta o pesquisador João Batista.

Essas estratégias de irrigação estão sendo adaptadas para outras culturas como, por exemplo, o maracujazeiro. "Alguns produtores já manifestaram interesse em aplicar as tecnologias em suas propriedades. Uma Unidade Demonstrativa está na fase de instalação no Campo Experimental do Gorutuba da Epamig, em Nova Porteirinha", acrescenta João Batista.

Os resultados destas ações experimentais serão apresentados pelo pesquisador João Batista Ribeiro da Silva Reis, no próximo dia 4 de julho, durante o Ciclo de Palestras sobre Irrigação, que integra a programação da Exposição Agropecuária de Montes Claros, que começa no próximo dia 28 de junho.

Serviço:

Ciclo de Palestras sobre Irrigação
Data: 4 de julho de 2019
Horário: 8h30

- 14h30 - Palestra Manejo de Irrigação para a Fruticultura - João Batista Ribeiro da Silva Reis - Epamig

Local: Auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde - Praça Lindolfo Laughton, 1373, Alto São João Montes Claros - MG.

Inscrições: (38) 3215-1582 - https://bit.ly/2LrgkJt

 

Compartilhe via: