Governo de Minas oferece 80 cursos na Semana do Fazendeiro em Viçosa

Governo de Minas oferece 80 cursos na Semana do Fazendeiro em Viçosa

O evento será realizado no período de 13 a 19 de julho, com a participação da Secretaria de Agricultura e instituições vinculadas

BELO HORIZONTE (01/07/2019) – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio das instituições vinculadas Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, participa da 90ª Semana do Fazendeiro, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, com extensa programação. Os órgãos da Secretaria de Agricultura vão oferecer, ao todo, 80 cursos, além da realização do 1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, do torneio leiteiro e da Semana da Juventude e da Mulher Rural.

Promovido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento será realizado, no período de 13 a 19 de julho, no campus da instituição acadêmica, e vai abordar o tema “Nove décadas de Extensão Universitária: história e horizontes”. Parceira tradicional na realização do evento, a Emater-MG traz como novidade o crescimento do número de cursos técnicos sob a responsabilidade do órgão. Neste ano a Emater-MG dobrou o número de cursos ofertados, passando dos 30, oferecidos no ano passado, para 62 nesta edição. Além desses, a programação conta com 13 cursos do IMA e mais cinco disponibilizados pela Epamig.

O crescimento no número de capacitações, segundo a gerente regional da Emater-MG em Viçosa, Raphaela Pinheiro, deve-se à constatação de que é possível contribuir mais efetivamente com o conhecimento e a didática do corpo técnico da empresa, ressaltando ainda mais a importância da 90ª Semana do Fazendeiro. “Os nossos técnicos, extensionistas agropecuários e de bem-estar social, entenderam que, sendo este o maior evento de extensão do país, era preciso contribuir de forma mais eficiente e de acordo a nossa experiência e o que sabemos, compartilhando mais com o público do evento”, explicou.

Os cursos sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura vão abordar temas variados, como aplicação de medicamentos, vacinas, castração de bovinos, cultivos de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, construção de miniestação de tratamento de esgoto, conservação de solo e água, processamentos de vegetais, apresentação das principais atividades do IMA relacionando-as à alimentação diária e à importância do órgão na cadeia produtiva da gastronomia, cultivo, boas práticas na fabricação de cachaça e no manejo da lavoura cafeeira, dentre tantos outros.

Juventude e mulher

Além dos cursos, a Emater-MG realizará, em parceria com a universidade, a 7ª Semana da Juventude Rural, que terá a participação de 160 jovens de municípios da região, no período de 16 a 19 de julho. São moças e rapazes de Viçosa, Ponte Nova, Muriaé, Cataguases, Manhuaçu e Juiz de Fora, locais onde têm unidades regionais da empresa. A Emater-MG vai oferecer cursos que vão ao encontro da demanda desse público, filhos de agricultores familiares atendidos por ela.

As questões que envolvem a mulher rural também fazem parte das atividades da Emater-MG no evento. A 11ª Semana da Mulher Rural pretende reunir 1,5 mil mulheres da Zona da Mata, entre 15 e 17 de julho. A reunião desse público feminino tem por objetivo favorecer a troca de experiências entre as participantes, facilitando a organização de novos espaços para a atuação desse grupo, considerado fundamental no desenvolvimento rural.

Torneio Leiteiro

No período de 15 a 18 de julho, a Emater-MG realiza, também, o 4º Torneio Leiteiro com produtores de leite de Viçosa e região, previamente selecionados, com a participação de cerca de 25 animais. Eles serão avaliados durante três dias, com duas ordenhas diárias. Entre as categorias incluem-se as vacas primíparas (uma prenhez) e multíparas (mais de uma prenhez), de agricultores familiares e demais produtores.

Destinado a ser uma vitrine de excelência na produção leiteira, o torneio vai premiar os produtores mais bem classificados em cada categoria com troféus. Será sorteada entre os participantes uma bezerra de genética melhorada, proveniente do estábulo da UFV. O primeiro lugar no concurso será presenteado, ainda, com a transferência de cinco embriões de genética aprimorada.

Também será realizada uma espécie de bolão entre os presentes para quem acertar a previsão de qual será a vaca de maior produção e a quantidade de leite, nos três dias de competição. O número mais próximo receberá um brinde. A premiação será no dia 18 de julho, a partir das 18h.

Fórum Estadual

No dia 16 de julho, o Fórum Estadual do Plano Estratégico para a Retirada da Vacinação contra Febre Aftosa vai discutir as ações a serem implantadas visando à mudança do status sanitário de Minas Gerias. No evento promovido pelo IMA e pela equipe gestora do plano, estarão presentes representantes de diversas instituições envolvidas na cadeia produtiva do agronegócio, além de médicos veterinários, pecuaristas, agroindústrias, comércio e prestadores de serviço. O fórum será realizado na Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa, dia 16 de julho, às 8 horas.

A extinção da vacinação contra a febre aftosa sinaliza o fim de uma barreira sanitária, que permitirá aos produtos mineiros alcançarem novos mercados internacionais, ampliando o potencial do agronegócio em nosso estado.

Programação

Toda a programação da Semana do Fazendeiro está disponível no site: www.semanadofazendeiro.ufv.br.
As inscrições para o evento, no valor de R$ 125, podem ser feitas na Secretaria Permanente da Semana do Fazendeiro, na Divisão de Extensão, sala 103, no Campus Universitário ou pelo site.