Sistema de gestão da informação desenvolvido pela Emater-MG será expandido para outros estados

BELO HORIZONTE (15/7/19) - A Emater-MG – vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) - apresentou, na última quinta-feira (11/7), em Brasília, o seu programa para a Agricultura 4.0. O diretor-presidente da empresa, Gustavo Laterza, e o gerente de Assessoria em Gestão de Tecnologia da Informação, Marcos Lopes, foram convidados para apresentar às outras empresas de assistência técnica e extensão rural do país o que está sendo desenvolvido em Minas Gerais na área de inovação na gestão de informação.

Também participaram do encontro o secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, e o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva. A ideia é formar uma rede entre as entidades estaduais que fazem parte a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

A Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. A Emater-MG está investindo no desenvolvimento de sistemas e plataformas que auxiliem os técnicos no atendimento aos produtores rurais, com um conjunto de ferramentas integradas e acessíveis de forma remota, por meio, por exemplo, de tablets; passando pela produção de conteúdo técnico, disponibilizado online.

Deméter

Na reunião em Brasília, o destaque foi a apresentação pela Emater-MG do Deméter. Há cerca de dois anos, a empresa contratou uma empresa de softwares para desenvolver este programa, junto com sua própria equipe. O Deméter está em testes em alguns municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e será lançado em breve em todo o estado.

Com o novo sistema, o trabalho do técnico da Emater vai ganhar bastante agilidade, pois o preenchimento de planilhas e anotações será feito num tablet, ligado em rede. Esse processo evita a digitação posterior do material e, num próximo atendimento à família, o extensionista já tem em mãos todos os dados da propriedade.

O programa também será integrado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), propiciando o acesso a uma série de dados e conhecimentos sobre zoneamento, cultivares, previsão do tempo, monitoramento da produtividade potencial e diagnóstico de doenças.

“A Anater e a Ministério ficaram bem impressionados com o sistema que estamos criando e querem que a Emater-MG seja a protagonista deste novo modelo de agricultura entre as empresas públicas de extensão rural do país. Já há uma negociação, com a assinatura de um termo de cooperação no mês que vem, para transferência de recursos financeiros com objetivo de ampliar este sistema. O acordo irá envolver o Ministério da Agricultura, Anater e Asbraer”, afirmou Gustavo Laterza.

A ideia é pensar em conjunto no desenvolvimento de uma plataforma que possa ser repassada a todos os estados, obedecendo as especificidades de cada região, e integrando as informações em nível nacional. Este sistema também será a base para desenvolvimento de um aplicativo, para uso do produtor rural.

O programa

O objetivo da Emater-MG com o programa Agricultura 4.0 é potencializar as ações de assistência técnica e extensão rural por meio da tecnologia, além de fomentar a cultura da inovação, a partir de parcerias com outras instituições de governo, de pesquisa, universidades, empresas e startups. Além do Deméter, há uma série de outras ações em desenvolvimento, como cursos de Educação à Distância (EAD), ampliação do uso dos meios de comunicação da empresa (redes sociais, site, programas de rádio e TV) para transferência de conteúdo, desenvolvimento de aplicativos, além da realização de vídeo e web conferências.