Governo de Minas aumenta número de cursos oferecidos na Semana do Fazendeiro

Conteúdo Principal

Governo de Minas aumenta número de cursos oferecidos na Semana do Fazendeiro

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Ex-aluna da UFV, secretária Ana Valentini participou da abertura e destacou contribuição do evento para a agricultura brasileira
Publicado em:

A Semana do Fazendeiro, tradicional evento da Universidade Federal de Viçosa (UFV), começou no último sábado com uma extensa programação, que segue até sexta-feira (19/7). A abertura do evento foi realizada na noite desta segunda-feira (15/7) e contou com a presença da secretária da Agricultura, Ana Valentini.

Nesta edição, os órgãos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) aumentaram sua participação e vão oferecer, ao todo, 80 cursos (62 pela Emater-MG, 13 pelo IMA e cinco pela Epamig), além do 1º Fórum Estadual do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, realizado nesta manhã (16/7), do torneio leiteiro, Semana da Juventude e da Mulher Rural, e palestra sobre a metodologia de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP).

A programação sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura vai abordar temas variados, como aplicação de medicamentos, vacinas, castração de bovinos, boas práticas agrícolas de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, construção de miniestações de tratamento de esgoto, conservação de solo e água, processamentos de vegetais, apresentação das principais atividades do IMA relacionando-as à alimentação diária e à importância do órgão na cadeia produtiva da gastronomia, cultivo, boas práticas na fabricação de cachaça e no manejo da lavoura cafeeira, dentre outros.

UFV

Ex-aluna da universidade de Viçosa, a engenheira florestal Ana Valentini externou sua alegria em retornar ao campus no ano em que completa 35 anos de formada e na condição de secretária de Estado. “É uma alegria muito grande voltar à UFV representando o governo e com a vivência de produtora rural, trajetória que desempenhei por 33 anos no Noroeste de Minas e conheço bem”, pontuou.

A UFV é a precursora da extensão rural no Brasil, e, na avaliação da secretária, é muito difícil para qualquer técnico conseguir medir o quão importante é a Semana do Fazendeiro para o desenvolvimento da agricultura no Brasil. “Este importante trabalho de disseminação do conhecimento junto aos produtores rurais começou aqui, e o país deve muito da pujança do agronegócio a esta universidade”, disse, ao se referir aos 90 anos de história do evento.

A secretária falou, ainda, sobre a relação da UFV com a Emater-MG, vinculada da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela lembrou que, desde a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), em 1948, a hoje Emater-MG, há uma intensa parceria de trabalho entre as duas instituições. “Por muitos anos, o CEE (Centro de Ensino e Extensão) da universidade abrigou e capacitou os profissionais da Emater-MG, tanto em cursos de pré-serviço como ao longo de suas vidas de extensionistas. Com o tempo, a parceria se estendeu também à Epamig e ao IMA”, contextualizou.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “A Secretaria de Agricultura, por meio de suas vinculadas, é uma das principais parceiras da Semana do Fazendeiro e, sem esse apoio, nada do que estamos fazendo seria possível.”

VII Semana da Mulher Rural

A crescente e destacada atuação da mulher rural integra as atividades da Emater-MG na 90ª Semana do Fazendeiro. A abertura da VII Semana da Mulher Rural, na tarde de segunda-feira (15/7), também contou com a presença da secretária Ana Valentini.

“Quando me formei, comecei a me planejar para voltar para a roça. Sempre sonhei em ter um pedaço de terra para plantar. Meu pai era produtor rural e minha mãe era a típica dona de casa, que plantava horta, fazia o sabão pra gente tomar banho, cortava lã de carneiro para fazer colcha, enfim, era uma vida de muita atividade. Durante parte do ano, a única coisa que comprávamos era sal, todo o restante vinha da fazenda, da rapadura ao fubá. Para minha sorte, meu marido tinha o mesmo sonho e, por meio do Prodecer (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado), conseguimos comprar nossa propriedade, em Bonfinópolis de Minas. Conheço bem a realidade, os desafios e as alegrias da mulher do campo, porque essa é, também, a minha realidade”, compartilhou a secretária.

As palestras “Cadeia Produtiva de Flores”, apresentada pela assessora técnica da Seapa Mariana Moreira, e “Histórias e Horizontes da Mulher Rural”, pela professora da UFV Viviane Lírio, fazem parte da programação, que conta, ainda, com dinâmicas, sorteio de brindes, visita à feira e passeio pelo campus. A estimativa da organização é que o evento reúna 1,5 mil mulheres de 55 municípios. A iniciativa visa favorecer a troca de experiências entre as participantes, facilitando a organização de novos espaços para a atuação do grupo, considerado fundamental no desenvolvimento rural.

Programação

Toda a programação da Semana do Fazendeiro está disponível no site www.semanadofazendeiro.ufv.br.

Participaram das cerimônias o deputado estadual Coronel Henrique, presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o prefeito de Viçosa, Angelo Chequer; o secretário-adjunto da Seapa, Amarildo Kalil; o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; a presidente da Epamig, Nilda Soares; e o diretor-geral do IMA, Thales Fernandes, entre outras autoridades.

Compartilhe via: