(Belo Horizonte, 24/7/2019) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig - completa 45 anos no próximo dia 6 de agosto. Para marcar a data, a Empresa promove, em Belo Horizonte, a segunda edição do Harmonize, evento que oferece cursos de harmonização em produtos finos, ministrados por especialistas do setor. Como na edição anterior, realizada em 2017, serão ofertadas degustações comentadas de azeite, vinho, queijo e café.

No dia de 8 agosto, a azeitóloga Ana Beloto conduzirá o "Olive Talk: Conhecendo os azeites mineiros", que abordará tópicos como história e origem do azeite de oliva; identificação; principais características e atributos; territórios gastronômicos; além da degustação de três azeites da safra 2019 e da harmonização com iogurte e doce de leite.

Na quarta-feira, 14 de agosto, a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino, comandará a degustação com vinhos finos produzidos no Sudeste Brasileiro, com destaque para o espumante da Empresa, disponível para a comercialização a partir do próximo mês. Isabela é também responsável técnica pelos vinhos premiados Maria Maria, Casa Verrone, dentre outras marcas.

Queijo é o tema da degustação programada para o dia 22 de agosto (quinta-feira). Na oportunidade, os professores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Fernando Magalhães e Adauto Lemos, vão falar sobre escolha e harmonização e dar dicas sobre conservação e armazenamento. A palestra vai abranger também tipos de queijo, identificação de características sensoriais, textura e aspectos físicos.

Encerrando a programação, o café será o tema do dia 29 de agosto. Metodologias para o preparo, acondicionamento e conservação do pó; cafés especiais e harmonização da bebida, estão entre os temas que serão abordados, pelo Barista Master e Q-Grader, Leandro Paiva, professor do Instituto Federal Sul de Minas Campus Machado.

Estão programadas duas sessões de cada tema para turmas de, no máximo, 25 participantes. As inscrições para o Harmonize Epamig estão disponíveis no site da Facev https://facev.conveniar.com.br/eventos/. O investimento é R$40 para os temas azeite, queijo e café e R$60 para vinhos finos. Ao final, os participantes receberão certificados digitais de participação.

Harmonize EPAMIG 2019
8 de agosto (quinta-feira) - "Olive Talk: Conhecendo os azeites mineiros", com Ana Beloto - 17h e 19h
14 de agosto (quarta-feira) - Iniciação ao vinho, com Isabela Peregrino - 17h e 19h
22 de agosto (quinta-feira) - Queijos, instrutores Fernando Magalhães e Adauto Lemos - 17h e 19h
29 de agosto (quinta-feira) - Cafés, instrutor Leandro Paiva - 17h e 19h