Romeu Zema visita feira Megacana Tech Show, no Triângulo Mineiro

Romeu Zema visita feira Megacana Tech Show, no Triângulo Mineiro

Em mais um “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com prefeitos da região

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou, na manhã desta quinta-feira (8/8), o evento Megacana Tech Show, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. A feira, promovida pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), está entre as maiores do país voltadas para o setor sucroenergético e reúne usinas, produtores rurais, fornecedores e empresários do ramo.

“Eu tenho feito questão, no meu governo, de privilegiar todo evento de produtor, porque quem carrega esse Estado e esse país é quem produz, tanto no campo quanto na cidade”, disse o governador, durante a solenidade, que também contou com a presença dos secretários Germano Vieira (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Ana Valentini (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. Antes da cerimônia, Romeu Zema se reuniu com prefeitos para ouvir as demandas da região.

O governador enalteceu a capacidade produtiva do Triângulo Mineiro, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e afirmou que a desburocratização poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor.

“As melhores produções de cana-de-açúcar do mundo estão exatamente aqui nesta região. E, hoje, reunido com prefeitos e produtores, eu vejo que poderia ir além. Eles já têm a melhor produtividade do mundo, mesmo enfrentando uma série de obstáculos, que muitas vezes dependem do Estado. Burocracia, lentidão em licenças, em autorizações, falta de estradas pavimentadas. O Estado no Brasil, nos últimos tempos, tem se transformado num Estado que restringe, que dificulta o desenvolvimento, e, apesar disso, o setor privado tem avançado”, afirmou.

Outro ponto levantado por Zema foi a importância do agronegócio para a geração de empregos em Minas Gerais. “Tivemos a criação de 88 mil novas vagas de trabalho, de acordo com o Caged, no primeiro semestre, e esse bom resultado nós atribuímos ao agronegócio. Então, essa atividade tem de ser bem tratada e, nos últimos anos, não foi. Mas com o novo governo federal e com o nosso governo aqui em Minas, eu tenho absoluta certeza de que isso está mudando e o agronegócio vai ter todo o respeito e reconhecimento que ele sempre careceu”, disse.

O incentivo ao agronegócio é um dos objetivos do acordo de cooperação entre Emater-MG e Siamig, assinado durante a solenidade, como explicou a secretária Ana Valentini. “É um convênio para o desenvolvimento de alguns projetos na área de inovação que a Emater vai fazer em parceria com a Siamig para beneficiar os produtores do Triângulo Mineiro”, explicou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, ressaltou que o investimento em energia limpa é uma prioridade. “Minas Gerais é um dos únicos Estados que possui um Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Ele foi feito em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento e uma das diretrizes é justamente investimento público e privado na geração de energia limpa. Então, fotovoltaica, eólica e biomassa são tendências fortes hoje, de um desenvolvimento seguro, moderno e ambientalmente sustentável, que o Governo de Minas fortemente fomentará nesses próximos quatro anos”, disse.

Encontros

Na tarde desta quinta-feira (8/8), o governador Romeu Zema cumpre agenda em Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro, onde se encontra com empresários e prefeitos da região.

Crédito da foto: Divulgação/Seapa