Emater-MG terá feira de agricultura e oficina de bordado na Jornada do Patrimônio Cultural em BH

Conteúdo Principal

Emater-MG terá feira de agricultura e oficina de bordado na Jornada do Patrimônio Cultural em BH

Submitted by Anônimo (não verificado) on
Eventos na Praça da Liberdade terão participação de produtores de diversas regiões
Publicado em:

BELO HORIZONTE (13/8/2019) - Quem passar pela tradicional Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no próximo sábado (17/8), irá aproveitar muito mais do que a beleza arquitetônica do lugar e seus museus. Uma Feira da Agricultura Familiar será montada na praça e vai oferecer aos pedestres o que há de melhor da produção do meio rural de Minas Gerais.

A feira será organizada pela Emater-MG – vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – e faz parte da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que tem como tema “Cozinha e Cultura Alimentar”. Até 31 de agosto, mês em que se celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma extensa programação, com cerca de 900 atividades culturais, em mais de 500 municípios mineiros, estará disponível ao público. A Jornada é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), desde 2009.

Serão 50 barracas com produtos de diversas regiões de Minas Gerais, como doces, queijos, hortaliças, farinhas, café, carnes defumadas, frutas, mel, molhos, conservas, azeites e outros. Também haverá venda de artesanato.

A Feira da Agricultura Familiar vai funcionar das 9 às 17h, em frente ao Museu das Minas e do Metal. O trânsito será fechado para veículos.

Oficina de bordado

Outra ação desenvolvida pela Emater-MG durante a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, em Belo Horizonte, será a oficina de bordado, na quinta-feira (15/8), com a coordenadora técnica da Emater-MG Cléa Venina. O tema será “Bordando patrimônio gastronômico de Minas: queijim mineiro, uai”. A proposta é desenvolver a habilidade e destreza em bordado, junto com a compreensão da simbologia do queijo Minas artesanal, retratado pelo trabalho com agulhas e linhas.

“Vamos ensinar alguns bordados básicos, com ponto livre. Os participantes irão aprender a bordar o queijo Minas artesanal em um pano de prato”, explica a coordenadora da Emater. A oficina, com 20 vagas, é gratuita. Ela será no Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, das 10 às 13h.

Já na sexta-feira (16/8), a Emater-MG participa de uma mesa-redonda com o tema “Tradição e Inovação - Fomento das Cozinhas Tradicionais, a Gastronomia e o Turismo Cultural”. O evento será na Academia Mineira de Letras, das 9 às 12h, com 100 vagas disponíveis.

As inscrições gratuitas para todas as atividades da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais devem ser feitas pelo site sympla.com.br/diadopatrimonio   

Compartilhe via: